Nota oficial do Simers em relação à interdição do ensino médico na Ulbra
Defesa

Nota oficial do Simers em relação à interdição do ensino médico na Ulbra

Compartilhe

30/04/2025 12:08

O Simers recebe com atenção e seriedade a decisão do Cremers de interditar o ensino médico da Faculdade de Medicina da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas. O Sindicato vem defendendo, por incontáveis vezes, a formação de qualidade para novos médicos, e vem se posicionando de forma contrária à abertura indiscriminada de novas vagas e escolas. Portanto, neste momento, anunciamos algumas medidas a serem tomadas pelo Sindicato:

1) ação judicial imediata para que a Ulbra comprove que tem condições de fornecer aulas práticas de medicina, conforme determina a legislação.

2) ação trabalhista coletiva para que os médicos sejam desobrigados a cumprir atividades de ensino no Hospital Universitário enquanto a Ulbra não comprovar condições.

3) reenvio de ofício ao Ministério da Educação solicitando fiscalização imediata na Faculdade de Medicina da Ulbra.

4) comunicação ao Ministério Público Estadual pedindo providências sobre a situação.

5) envio de notificação ao Procon RS para averiguação sobre os direitos dos universitários.

6) solicitação de acesso aos campos de prática da Ulbra pelos diretores do Simers para que possam averiguar a situação no local.

7) instalação de uma Comissão Especial contra a abertura de novas escolas de medicina para acompanhar de perto as mobilizações neste sentido.

8) apoio jurídico para os estudantes do curso por meio do Núcleo Acadêmico do Simers (NAS).

O assunto é extremamente delicado e exige um posicionamento rápido de todos os entes envolvidos. E que seja apurado quem são os verdadeiros responsáveis pela situação ter chegado a este ponto. O Simers defende e sempre defenderá a atuação médica ética e de qualidade e a formação digna dos estudantes de Medicina. 

Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Defender os médicos é defender a saúde.

Tags: Médicos Medicina Simers 93 anos Ulbra Interdição ética

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política