Núcleo de Psiquiatria do Simers alerta para os perigos da Síndrome do Final do Ano
Vida

Núcleo de Psiquiatria do Simers alerta para os perigos da Síndrome do Final do Ano

Compartilhe

05/12/2023 11:16

Compras, confraternizações familiares e sociais, uso do 13º salário, chuvas de promoções, planejamento de férias, trabalho excessivo e o não cumprimento da famosa lista com as resoluções de ano novo. O final do ano chega e a ansiedade parece que fica maior. Mas não é só impressão. Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Isma-Brasil (International Stress Management Association - Brasil), o nível de estresse aumenta, em média, 75% em dezembro. É a chamada Síndrome do Final do Ano, um problema cada vez mais comum e que precisa de atenção. 

Para o diretor do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NuPsiq - Simers), Rogério Cardoso, é nesta época em que todos precisam ficar ainda mais alertas para os cuidados com a saúde mental. “Quando chega o final do ano, muitas pessoas se cobram do que foi feito e, principalmente, do que não conseguiram realizar. Um risco para a saúde mental e que precisa de um olhar mais atento”, explica o psiquiatra. 

A pesquisa também aponta que das mais de 600 pessoas entrevistadas, entre 25 e 55 anos, 75% revelam que ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir. Dados que se potencializam no Brasil, que carrega o título de país mais ansioso do mundo, com 9,3% da população sofrendo de ansiedade, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desta forma, o diretor do Simers destaca que é fundamental seguir alguns passos para promover mais qualidade de vida neste período. “Final de ano representa o fechamento de um ciclo e nada mais importante do que sabermos que não somos perfeitos, que cada indivíduo tem uma história e não existe fórmula mágica para a felicidade”, destaca Cardoso.

Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo

Em janeiro de 2023, o Núcleo de Psiquiatria do Simers lançou a campanha Saúde Mental é Assunto Sério o Ano Todo, para lembrar que o tema precisa ser discutido de janeiro a dezembro. Desta forma, realizou uma série de ações junto a médicos e diferentes segmentos da sociedade, sendo que a mais recente é a parceria com o Sindicato dos Jornalistas do RS, para levar o tema mais perto das redações gaúchas e dos profissionais da comunicação.

Confira as cinco formas de fugir da Síndrome do Final do Ano:

 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Saúde Mental saúde mental é assunto sério o ano todo Qualidade de vida

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política