Nos últimos dias, foram veiculadas informações afirmando que seria realizada revogação de centenas de portarias relativas à legislação federal em saúde mental no país. Tal notícia foi negada por diversas entidades e instituições que fazem parte de grupo de trabalho instituído pelo Ministério da Saúde.
O Núcleo de Psiquiatria do Simers se posiciona no sentido de que temos deficiências estruturais no sistema de assistência psiquiátrica em nosso País, como falta de leitos e dificuldades quanto a um funcionamento resolutivo dos CAPS. Carece, ainda, de valorização do papel do Psiquiatra e da implementação de um modelo assistencial mais articulado e eficaz para resolver os problemas dos pacientes.
Dito isso, mudanças são necessárias, caminhando para um sistema que funcione para os profissionais e pacientes. A utilização política de um processo inevitável de busca por avanços só prejudica a população que mais precisa de atenção em saúde mental, ainda mais em um contexto quase epidêmico de transtornos psiquiátricos.
Estaremos ao lado do que represente um cenário melhor e mais eficaz para a resolução de demandas em saúde mental por parte de nossa população, aliado à garantia de valorização e de reconhecimento aos profissionais que exercem a nobre função de cuidar de quem sofre de transtornos psiquiátricos.
Nosso compromisso não se baseia em conceitos, mas em ideias. E a nossa ideia é uma assistência psiquiátrica que receba o investimento e a atenção compatível com sua importância para a população.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.