Número de pessoas em tratamento contra o vírus da Aids sobe 97% em seis anos
A Luta

Número de pessoas em tratamento contra o vírus da Aids sobe 97% em seis anos

Compartilhe

25/11/2016 10:10

De 2009 a 2015, o número de pacientes em tratamento contra o vírus da aids aumentou 97% no Brasil. Nesses seis anos, passou de 231 mil para 455 mil pessoas, retratando que o país dobrou o número de brasileiros que fazem o uso de antirretroviral. A doença ataca o sistema imunológico responsável por defender o organismo de doenças. O Rio Grande do Sul também mostra dados assustadores: é o segundo estado com maior taxa de detecção de aids no país, com 38,3 casos para cada 100 mil habitantes. A região chega perto do dobro da média nacional, ficando atrás somente do estado de Amazonas, que constata 39,2 casos para cada 100 mil habitantes. O tempo passou, as taxas de pessoas portadoras do vírus aumentaram e o perfil dos acometidos com a doença também mudou, assim como a prevalência na forma de contágio. A epidemia no Rio Grande do Sul começou com homossexuais (homens que mantinham relação sexual com outros homens) e com o grupo de usuários de drogas injetáveis que compartilhavam agulhas entre si. Depois passou para os heterossexuais: homens que transmitiam para suas parceiras. Agora o vírus circula entre gays (tanto homens quanto mulheres) e jovens. “Pesquisas atuais indicam um aumento entre os indivíduos que estão na adolescência e início da fase adulta porque não se previnem de maneira adequada, deixando de utilizar preservativo em toda e qualquer relação sexual”, ressaltou a infectologista Cynara Nunes.
SIMERS / Divulgação
Para ajudar na disseminação da informação, Cynara criou chaveiros para distribuir às pessoas a fim de alertar sobre a importância do tema ainda nos dias de hoje. “Antigamente, víamos 15 homens com a doença para cada uma mulher. Agora, a prevalência está em dois homens para uma mulher. Tanto homossexuais quanto heterossexuais estão expostos de maneira perigosa. Precisamos que a pessoa portadora do vírus da aids comece a quebrar esta cadeia de transmissão”, salientou a médica.

Formas de contágio

HIV/aids Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
  • Sexo sem camisinha- pode ser vaginal, anal ou oral.
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação - também chamado de transmissão vertical.
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminadapor mais de uma pessoa.
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
  • Fonte: Ministério da Saúde
    Tags: Camisinha antirretroviral HIV/aids prevenção

    Aviso de Privacidade

    O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

    Ver Política