Com a chegada da estação mais quente do ano surgem os conhecidos atletas de verão, pessoas que ao longo do ano não praticaram nenhuma atividade e nesse período resolvem exagerar nos treinos para que os resultados físicos e estéticos apareçam.
Apesar de ser um hábito saudável, a prática de esportes requer cuidados redobrados para manter a saúde, mas as pessoas não se dão conta dos riscos que estão correndo, especialmente nesse período de elevadas temperaturas.
Para o médico do esporte e presidente da Sociedade Gaúcha de Medicina do Exercício e do Esporte, Marcio Dornelles, no verão as pessoas aproveitam para fazer diferentes atividades físicas, aumentando a sobrecarga e o esgotamento físico, dando chances ao aparecimento de algumas complicações. “É importante identificar o seu limite físico quando for praticar algum esporte e nunca começar alguma atividade sem avaliação médica. Somente o médico poderá orientar e dizer o que a pessoa poderá fazer sem se lesionar. Ao sentir qualquer alteração no corpo a pessoa deve suspender a atividade imediatamente.”
Para aproveitar a temporada de calor, Dornelles destaca cinco cuidados básicos que as pessoas precisam ter antes da prática de qualquer esporte:
1 – Hidratação: é muito importante o consumo de líquidos e de no mínimo dois litros de água diariamente;
2 – Radiação solar: evitar a prática do esporte nos horários de alta radiação solar porque pode levar a desidratação e até câncer de pele;
3 – Proteção: usar protetor solar sempre, inclusive em dias nublados;
4 – Alimentação: equilibrar a alimentação é importante para repor as energias. É indicado o consumo de frutas e legumes. Já a proteína após atividade física ajuda a recuperar o músculo;
5 – Roupas: é recomendado o uso de roupas adequadas, leves, confortáveis, de cor clara, além de um bom tênis.