O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e coordenador do Núcleo de Psiquiatria da entidade, Ricardo Nogueira, participou de uma audiência pública na Câmara de Municipal de Pelotas, sobre o Janeiro Branco. Atividade foi proposta pelo vereador Rafael Amaral, e contou grande participação da população, tendo como objetivo destacar a importância dos cuidados com a saúde mental.
Para Nogueira, apesar de janeiro ser o mês que representa os cuidados com a mente, a atenção com a saúde mental deve ocorrer o ano inteiro. “A depressão é uma doença, que apesar de demonstrar sinais, é silenciosa e pode levar ao óbito. Todos os anos o número de pessoas com essa doença vem aumentando e todos estamos sujeitos a passar por essa situação, por isso a importância de discutir a saúde mental, e de tratar essa enfermidade”, explica.
Proponente da audiência pública, o vereador Rafael Amaral destacou a importância da rede de saúde pública estar preparada para tratar os casos de depressão. Sobre este ponto, Ricardo Nogueira ressaltou o papel do médico no tratamento. “Não existem cirurgias sem o cirurgião, e muito menos centros de atenção psicossocial sem psiquiatras. O papel do médico é imprescindível para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.
Agenda em Pelotas
Além da audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade, Nogueira esteve reunido com a diretora da Região Sul, Renata Jaccottet, para debater sobre as pautas da região. Os principais relatos de médicos sem receber seus vencimentos e trabalhando em locais com estrutura precária estão na cidade de Rio Grande, onde o Simers tem atuado de forma contundente para que os médicos recebam suas remunerações atrasadas.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.