Um plano de ação para buscar melhorias no atendimento e nas condições de atendimento do Hospital Psiquiátrico de Rio Grande e do Hospital Espírita de Pelotas será colocado em prática pela Secretaria Estadual de Saúde, com a participação direta do Simers. A situação das duas instituições foi tema de uma reunião, nesta segunda-feira (9), entre o presidente do Simers, Marcelo Matias, e o diretor de Interior, Fernando Uberti, com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e a Diretora de Ações em Saúde da pasta, Ana Costa.
Uberti manifestou a preocupação da entidade médica com a possibilidade de fechamento das duas instituições que, juntas, reúnem cerca de 250 leitos psiquiátricos e são fundamentais para o atendimento a esse tipo de pacientes na Região Sul. Segundo ele, não é possível substituir o atendimento nessas instituições por aquele realizado nos CAPs. “Queremos melhorar a infraestrutura e as condições de financiamento e funcionamento dessas instituições, que recebem pacientes até de outras regiões do Estado. Precisamos de uma estrutura melhor, pois a rede de atendimento psicossocial existente hoje não teria condições de absorver essa demanda”.
O diretor do Simers reforçou ainda que, no caso de Rio Grande, o tema já foi debatido em diversas reuniões neste ano, com o antigo coordenador de Saúde Mental do Estado, Luiz Coronel, e com a atual direção da Santa Casa de Rio Grande.
A secretária Arita Bergmann disse que o Estado quer promover ações que possam garantir avanços no atendimento e nas condições de infraestrutura das duas instituições. “Nossa intenção é buscar melhorias que possam manter os pacientes naqueles hospitais, a partir de melhorias gradativas”, afirmou. Arita acrescentou que a diretora de Ações na Saúde, Ana Costa, estará em Rio Grande nesta semana e deverá visitar o Hospital Psiquiátrico e avaliar que tipo de trabalho poderá ser feito.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.