Portas Abertas Simers recebe o deputado federal Daniel Trzeciak
Medicina

Portas Abertas Simers recebe o deputado federal Daniel Trzeciak

Compartilhe

25/03/2024 16:10

O deputado federal Daniel Trzeciak foi o convidado do Portas Abertas Simers - Diálogos com a Política, desta segunda-feira, 25, no Auditório Carlos Sá do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). O objetivo do evento é o de apresentar a entidade, ações e projetos desenvolvidos, e, sobretudo, as pautas centrais à categoria médica e ao setor de saúde, especialmente nacionais, mas com impacto no Estado. O encontro foi conduzido pelo presidente do Simers, Marcos Rovinski, e contou com a presença do diretor-geral e coordenador do Portas Abertas Simers, Fernando Uberti; do diretor de Políticas Estratégicas do Simers, Vinícius de Souza, e dos coordenadores da Região Sul da entidade, Marcelo Sclowitz, e do Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina, Mônica Berg, além das assessorias técnicas do Sindicato e do parlamentar.

“Esta aproximação do Simers com parlamentares federais do RS é importante e já tem trazido resultados positivos como projetos de interesse da categoria que foram apresentados e tramitam no Congresso Nacional e de verbas federais que estão chegando às instituições hospitalares do Estado, por meio do Simers + Saúde”, destacou o presidente Rovinski.

“Este projeto iniciou em 2022 e desde então recebemos deputados federais e senadores da República, além de lideranças estaduais e de diferentes Poderes. Apresentamos a realidade da Saúde no Estado, pautas de interesse da categoria médica e encaminhamos a articulação de ações no Congresso Nacional e esfera federal como um todo. A articulação com lideranças políticas e outras instituições, para além da política tradicionalmente sindical, é imprescindível para enfrentarmos os desafios desse momento, aos médicos e à saúde”, observa Uberti. 
 
Saúde não tem fronteiras e não pode ter barreiras

O deputado Daniel Trzeciak elogiou a iniciativa da entidade, disse que conhece a realidade da Saúde do Estado, principalmente da Região Sul, sua base eleitoral, e ressaltou que “Saúde não tem fronteiras e não pode ter barreiras”. Disse que está aberto às boas sugestões. “Sou contra as emendas parlamentares por princípio. Mas já que existem os R$ 18 milhões por deputado por ano, e para não as perder, vou destinar recursos para os quatro hospitais filantrópicos de Pelotas. Mas em função das sugestões do Simers, vou deixar uma parte para aplicar onde a entidade apontar. Valorizo as sugestões de quem está na linha de frente, como os médicos que vivenciam a realidade da Saúde”, afirma.

O deputado federal também se comprometeu em estudar as demandas da entidade, como a fiscalização mais rigorosa para abertura e funcionamento de escolas médicas, carreira federal regionalizada para atrair e fixar médicos no interior, maior proteção ao médico nas relações de trabalho, expansão e qualificação da assistência psiquiátrica e na área materno-infantil, e combate ao exercício ilegal da Medicina.

 

Tags: Medicina Médicos Portas Abertas - Diálogos com a Política SIMERS 92 ANOS

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política