Preocupado com os impactos na saúde mental dos atingidos pela tragédia climática, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) está articulando ações com a Associação de Psiquiatria do RS (APRS) para garantir o suporte de teleconsultoria aos médicos que atuam nos abrigos temporários da Capital. Nesta terça-feira, 7, o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, e o diretor de Políticas Estratégicas da entidade, Vinícius de Souza, participaram de uma reunião on-line com a presidente da APRS, Ana Cristina Tietzmann, e com integrantes da diretoria da entidade, para dar início à parceria.
O vice-presidente do Simers, que também é coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico, explica que o objetivo da ação conjunta é auxiliar os médicos que estão na linha de frente no atendimento realizado nos abrigos. Isso será feito por meio de teleconsultoria. Os especialistas ficariam disponíveis por meio de sobreaviso e aqueles sediados em Porto Alegre poderiam ir presencialmente aos locais, caso haja necessidade.
“O Simers está organizando todo o fluxo da rede de médicos voluntários atuando nas unidades de acolhimento aos desabrigados e, a partir de agora, vamos incluir os psiquiatras nas escalas. Por isso, pedimos que todos concentrem o cadastramento com o Sindicato Médico, assim como os demais médicos interessados no voluntariado. Além disso, nossa ideia é estender este serviço para todo o estado, pois existem muitos municípios que também precisam deste tipo de atendimento”, afirma Uberti.
Protocolo de manejo psiquiátrico
Durante a reunião, também foi definido que o Simers vai participar da divulgação de um protocolo de manejo de pacientes psiquiátricos, a ser implementado junto à assistência prestada nos abrigos. Desta forma, o profissional que receber um paciente em sofrimento mental ou que precisa dar continuidade a algum tratamento na área poderá oferecer o acompanhamento com total segurança ao paciente.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.