A decisão de abrir um
consultório é um grande passo na carreira de qualquer médico. Não por acaso, são inúmeras as dúvidas que surgem no processo. Afinal, como escolher o local ideal para receber os pacientes e o que ele precisa oferecer?
Atualmente, uma das alternativas mais comuns são os
prédios comerciais. Na maioria dos casos, eles reúnem inúmeros consultórios nas mais diversas especialidades médicas – além de contarem com a oferta de serviços em outras áreas da saúde e mesmo fora dela, a exemplo de caixas de autoatendimento bancário.
Foi essa a opção feita pelo pediatra e neonatologia Alberto Sanseverino, que aluga um consultório em Porto Alegre com outros três médicos. “A escolha pelo prédio
interdisciplinar normalmente ajuda nas consultas com outros colegas”, destaca ele, que antes atendia em uma casa.
O consultor imobiliário Junior Gil, especialista em salas comerciais de alto padrão, entende que, ao abrir o consultório em um espaço como esse, é como se o médico estivesse comprando ou alugando um pedacinho de um hospital. Afinal, existe uma
infraestrutura completa e pensada para receber um empreendimento.
“Sala comercial fora de prédio comercial deixa muito a desejar. Há todo um aspecto de manutenção, jardinagem, local para estacionar o carro do cliente”, explica o consultor. Outro diferencial é a localização. Pensados estrategicamente, eles costumam estar em áreas centrais, que são de fácil acesso e próximos a hospitais.
Ou seja, a escolha também facilita a vida dos pacientes na hora do deslocamento para a consulta e realização de exames. Ao mesmo tempo, Sanseverino entende que a alternativa agiliza a rotina do médico, que consegue resolver outros problemas do dia a dia nas proximidades do local em que trabalha.
Para ele, o único ponto negativo pode surgir no momento de avaliar a questão financeira, já que salas comerciais como essas costumam ter um custo mais alto. Na hora de decidir, vale a pena somar todos os valores e avaliar o custo-benefício.
Comprar ou alugar?
Outra dúvida frequente é a opção entre a compra e o aluguel. Aqui a dica é avaliar o capital disponível, como o valor poderia comprometer a renda mensal e quais são as opções oferecidas pelo mercado. No caso de adquirir uma sala comercial, Gil entende que o melhor é fechar o negócio no período de pré-lançamento da obra, em função do preço do metro quadrado, que tende a ser mais barato.
“Normalmente, esta venda é feita três anos antes da entrega da sala. É importante consultar o histórico da construtora e sua solidez no mercado”, alerta o consultor imobiliário. Para quem deseja alugar, ele sugere que esse é o momento ideal, já que o mercado está em baixa e favorável aos locatários.
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