Presidente do SIMERS reforça a criação imediata do Serviço de Verificação de Óbitos
A Luta

Presidente do SIMERS reforça a criação imediata do Serviço de Verificação de Óbitos

Durante o programa Pampa Debates, realizado na quinta-feira, 3 de outubro, o Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes, reiterou a defesa da entidade para o início das atividades do Sistema de Verificação de Óbitos (SVO).

Compartilhe

04/11/2016 13:07

Paulo de Argollo Mendes fala sobre o SVO no Pampa Debates Durante o programa Pampa Debates, realizado na quinta-feira, 3 de outubro, o Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes, reiterou a defesa da entidade para o início das atividades do Sistema de Verificação de Óbitos (SVO). O SIMERS defende a criação desse sistema no qual serão feitas as necropsias em casos de mortes não violentas, impedindo que os médicos assumam a atribuição de realizar a verificação de óbitos. COm isso, o médico pode se dedicar aos atendimentos mais graves. O SIMERS entende que devem ser designados médicos para se deslocarem até o local e realizarem a verificação de acordo com os termos da portaria nº 183, de 30 de janeiro de 2014, do Ministério da Saúde. “A prefeitura de Porto Alegre está deslocando médicos, que faltam à população, para irem verificar óbitos, quando podia contratar alguns médicos para essa função e resolver o problema. Mas hoje tiram o profissional do trabalho, levam para outro lugar e sem um auxiliar. No tempo que esse médico estaria atendendo um caso de infartado, ele fica analisando um cadáver para verificar a causa da morte”, afirmou Argollo. Diante dessa situação, o presidente do SIMERS pediu enfaticamente para que o prefeito da capital gaúcha olhar para todos os pacientes que estão nas filas e nas salas de espera aguardando atendimentos, durante horas. “Peço para o prefeito de Porto Alegre que tenha pena das pessoas que estão gemendo nas salas de espera dos postos e hospitais”, salientou. No início de outubro, O SIMERS se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Ritter, que firmou o compromisso, diante do Ministério público Estadual. Ritter, porém, afirmou que o SVO deve ser implementado em todo o Estado, pois não haveria custo benefício em colocar uma equipe 24hs durante sete dias semanais, por conta do número de mortes em Porto Alegre. Atualmente, em casos de mortes não violentas, das 8h às 16h, a população deve se dirigir até a Unidade de Saúde. Em caso de ausência de médico, deverão acionar a Unidade de Saúde mais próxima ou telefonar para o 156 se tiver alguma dúvida. Nos finais de semana e feriados, das 8h às 16h, o SAMU prestará os atendimentos.  
Tags: Sistema de Verificação de Óbitos

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política