Pronto Atendimento 24h fecha e deixa população de Alvorada desassistida
Nessa terça-feira, 03, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul esteve visitando o PAM 8 e constatou que o estabelecimento que se chama Pronto Atendimento 24 horas fecha as suas portas às 17 horas, deixando toda a população de...
Compartilhe
04/05/2016 17:22
Nessa terça-feira, 03, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul esteve visitando o PAM 8 e constatou que o estabelecimento que se chama Pronto Atendimento 24 horas fecha as suas portas às 17 horas, deixando toda a população de Alvorada sem atendimento. A equipe do SIMERS constatou que nada mudou depois que a Vigilância Sanitária fez uma inspeção em março desse ano. Na época, as irregularidades iam desde extintores fora do prazo de validade, ralos sem proteção adequada, presença de insetos e medicação vencida. O item mais grave apontado no relatório se refere ao material esterilizado. Segundo o documento, os instrumentos estão armazenados indevidamente e alguns tiveram sua validade expirada há mais de um ano. Clique aqui para saber mais sobre o caos da saúde em Alvorada.
Na vistoria, funcionários que não quiseram se identificar relataram diversos problemas, como a falta de telefone na sala de Observação para chamar a remoção. “Precisamos ter sempre créditos no celular para chamar ajuda, porque nenhuma das salas tem telefone”. Também não há materiais básicos para trabalho como papel toalha, assento no vaso sanitário e sequer computador para registrar os atendimentos. Os protocolos são feitos manualmente.
Não há funcionários responsáveis pela limpeza do PAM 8 nem ambulância para transportar os pacientes mais graves. A única que estava em funcionamento estragou há quatro meses. Maca, somente a rígida. Baratas, ratos, morcegos e mosquitos são vistos diariamente no local. “Atendemos os pacientes nos batendo nas pernas para matar os mosquitos, sem contar os ratos que passam por aqui constantemente”, relata outra médica.
Exames básicos como de urina e de sangue não são feitos no PAM 8. O paciente é encaminhado para o hospital de Alvorada.
Problemas nas Unidades de Saúde:
O SIMERS concluiu as vistorias nos postos de saúde de Alvorada, nessa terça-feira. No total, 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) receberam a visita do Sindicato nesse ano. Por último, foram vistoriadas as UBS Intersul, Maringá e Santa Clara. Clique aqui para acompanhar a vistoria completa em Alvorada.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.