Recém inaugurada, UPA de Sapucaia do Sul já apresenta problemas
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) esteve em Sapucaia do Sul na quinta-feira (9) atendendo a uma solicitação do corpo clínico, insatisfeito com as condições de trabalho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Durante a...
Compartilhe
09/03/2017 08:43
O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) esteve em Sapucaia do Sul na quinta-feira (9) atendendo a uma solicitação do corpo clínico, insatisfeito com as condições de trabalho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). Durante a visita, que foi coordenada pelo diretor da entidade André Gonzales, ficaram constatados problemas como falta de material básico para atuação da Medicina, além de avarias na instalação elétrica, impedindo o funcionamento dos condicionadores de ar. Também houve reclamações de ausência de material de higienização e limpeza, lençóis, lenços e roupas de cama em geral não são trocados.
Segundo Gonzales, o SIMERS constatou ainda, após conversas com os médicos, que o gestor da unidade de saúde atrasou a discussão do dissídio da categoria, bem como está com problemas no recolhimento do FGTS, IR e INSS. A UPA 24h foi entregue à comunidade em setembro passado. Iniciou os trabalhos com 12 médicos contratados por meio de RPA e 12 celetistas, conforme as normas da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). À noite também trabalham dois médicos emergencistas que prestam atendimento clínico e pediátrico.
Saiba mais
Quando inaugurada em setembro de 2016, a nova unidade abrigaria, segundo a administração municipal, todo o atendimento realizado no Serviço de Pronto Atendimento – Postão, exceto a oftalmologia. A promessa era de atendimento de urgência e emergência, com médicos 24h, serviços de enfermagem, Raio X e coleta de análises clínicas, 100% SUS. Já no prédio do Postão, funcionará uma Unidade Básica de Saúde e o atendimento oftalmológico. O SIMERS acompanha de perto o funcionamento desta unidade e cobra dos gestores o pronto funcionamento e dentro das condições estabelecidas para o exercício profissional de médicos e profissionais da saúde.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.