Região Metropolitana de Porto Alegre contou com o Trote Solidário Simers no final de semana  
A Vida

Região Metropolitana de Porto Alegre contou com o Trote Solidário Simers no final de semana  

Compartilhe

09/10/2024 08:55


Neste sábado, 5, a Região Metropolitana de Porto Alegre foi palco do Trote Solidário 2024/2, que reuniu estudantes de medicina, calouros e médicos mobilizados em prol da solidariedade. Entre 8h e 18h, os alunos atuaram em supermercados de Porto Alegre e nos municípios de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Passo Fundo, recebendo doações de alimentos não perecíveis.

As arrecadações foram direcionadas à Fundação Gaúcha de Bancos Sociais do Estado, colaborando com o Banco de Alimentos, que atende diversas entidades carentes. 


Além das doações de alimentos, a coleta de tampinhas plásticas em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI), foi promovida, beneficiando ONGs locais como a Domus e a Aapecan. Para os interessados em contribuir com doações de sangue, a lista de hemocentros foi disponibilizada no site do Trote Solidário.

Para o presidente do Simers, Marcos Rovinski, iniciativas como essa são fundamentais tanto para os alunos quanto para a população em geral. “O empenho em arrecadar e acolher não apenas contribui para o bem-estar da nossa comunidade, mas também promove um espírito de solidariedade e empatia. Quando nos unimos em prol de um objetivo comum, criamos um impacto positivo que vai além da ajuda imediata. Estamos cultivando um ambiente onde todos se sentem valorizados e apoiados. Isso fortalece nossos laços sociais e promove um futuro melhor para todos,” disse. 


Supermercados participantes e Impacto Social

Os supermercados participantes incluíram importantes redes como Nacional, Carrefour, Zaffari e Rissul, que abriram suas portas para receber as doações. A ação foi uma  demonstração de solidariedade e engajamento social, fortalecendo laços comunitários e promovendo um espírito de ajuda mútua.

O Trote Solidário, que já possui 16 anos de história, tem se destacado por substituir práticas tradicionais muitas vezes violentas por ações de cidadania, como doações de sangue e o cadastro de doadores de medula óssea. Desde 26 de agosto, o evento também teve uma campanha online em parceria com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, permitindo arrecadações pela internet.

Tags: #OrgulhoMédico Acadêmicos acadêmicos de medicina Ação solidária Ação voluntária ações Simers Estudantes de Medicina Núcleo Acadêmico Simers (NAS)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política