O delegado do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Luiz Henrique Pelegrini, realizou visitas técnicas nesta segunda-feira, 6, aos Centros de Atendimento Psicossocial na cidade de Rio Pardo. As informações coletadas serão encaminhadas ao Núcleo de Psiquiatria da entidade médica para relatório de mapeamento das condições em todo o Estado.
A primeira visita foi ao CAPS Infantil, onde a equipe do Simers foi recebida pela enfermeira Roberta Silveira e a médica psiquiatra Ana Carolina, que apresentaram as dependências do centro de atendimento. Ambas destacaram como o fluxo é realizado, com um primeiro atendimento, onde é realizado uma entrevista de acolhimento.
Após, toda a equipe participa de uma reunião de estudo de caso, e então é definida a forma de acompanhamento do paciente. Atualmente cerca de 350 atendimentos são realizados mensalmente, em sua grande maioria encaminhados pela Educação. O local comporta área externa para oficinas e diversas salas para atendimento e atividades.
O próximo local visitado foi o CAPS I. O delegado do Simers e a Assessoria Política foram recebidos pela coordenadora, Naiara Koch, e pelo psicólogo Dênis Gehrke, que salientaram a melhora de fluxos de encaminhamentos para o CAPS. Os atendimentos acontecem das 7h às 19h, com cerca de 500 atendimentos realizados mensalmente, onde a demanda é atendida por dois psiquiatras. Houve relatos dos coordenadores da necessidade de um local com uma melhor infraestrutura.
Para o delegado Luiz Pelegrini, ambos os CAPS estão bem estruturados: “Percebemos certas dificuldades, principalmente com a infraestrutura dos prédios, onde é necessário manutenção e locais maiores devido a necessidade de mais salas para atendimento”.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.