Simers, MPRS e SES retomam reuniões na busca de soluções para o Hospital São Pedro
Defesa

Simers, MPRS e SES retomam reuniões na busca de soluções para o Hospital São Pedro

Compartilhe

09/11/2023 10:29

Por solicitação do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), houve a retomada das audiências com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) junto ao Ministério Público do RS (MPRS), na tarde desta terça-feira, 7. O objetivo é avaliar o cenário assistencial e de ensino do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), bem como buscar soluções para as fragilidades enfrentadas pela instituição. A agenda aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Porto Alegre, com a participação do diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Fernando Uberti; da promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Capital, Liliane Dreyer da Silva Pastoriz; da secretária-adjunta da SES, Ana Costa; e da chefe da Divisão de Unidades Próprias da pasta, Maria Letícia Ikeda.

De acordo com Fernando Uberti, dados coletados pelo próprio Simers e já apresentados ao Ministério Público e ao governo do estado apontam desde a falta de médicos especialistas, tanto psiquiatras como de outras áreas, até problemas nas ofertas de exames complementares e necessidade de reabertura de unidades. “A volta destas agendas é fundamental para seguirmos encaminhando avanços em recursos humanos, disponibilidade de exames complementares e infraestrutura física, qualificando a assistência e o ensino no Hospital São Pedro”, destacou o diretor-geral do Simers.

Uberti também reforçou que o Sindicato Médico já encaminhou à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do RS a proposta de Carreira para médicos psiquiatras, como política estrutural para atração e fixação de Psiquiatras ao serviço público estadual. “Precisamos de remuneração adequada e compatível com a responsabilidade dos profissionais, além de mecanismos de progressão consistentes. Somente assim não repetiremos o que aconteceu no último concurso promovido pela Secretaria de Saúde, que não conseguiu atrair o interesse dos psiquiatras devido à baixa remuneração oferecida”, afirma.

 

Tags: Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Núcleo de Psiquiatria Simers Psiquiatria Psiquiatra Ministério Público (MP)

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política