A redução das cirurgias eletivas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e os impactos no ensino da Residência Médica foi tema de agenda entre o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e a direção da instituição de saúde, na tarde desta quarta-feira, 3. A reunião contou com a participação do presidente do Simers, Marcos Rovinski, e a diretora e coordenadora do Núcleo do Médico Jovem (NMJ) da entidade, Bruna Favero, que foram recebidos pela diretora de operações da Santa Casa, Gisele Nader Bastos; a coordenadora e o vice-coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Carla Maria De Martini Vanin e Rafael José Vargas Alves; e a gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto, Roberta Almeida.
Os dirigentes do Sindicato repassaram a preocupação dos futuros especialistas com a queda no número de cirurgias na Santa Casa, que é o hospital-escola para 440 médicos dos Programas de Residência Médica da UFCSPA, tema que já havia sido tratado com a direção da Santa Casa, no mês de janeiro. “Recebemos as manifestações dos médicos, apreensivos com a queda no número de procedimentos, o que afeta a prática e, consequentemente, a formação em uma instituição que é referência no ensino na área da Saúde”, ressaltou o presidente do Sindicato.
Durante a reunião, a direção da instituição destacou que a medida foi implementada para tentar equilibrar o déficit do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a assistência pública representa 70% nos sete hospitais do complexo, incluindo o Dom João Becker, em Gravataí, do qual a Santa Casa é mantenedora desde 2018.
Entretanto, o Sindicato destacou a necessidade de os gestores repassarem o atual quadro para conhecimento dos residentes e se colocou à disposição da Santa Casa, no que se refere à defesa dos jovens médicos. “O Simers está sempre voltando às suas ações para garantir a qualidade no ensino da Medicina, o que vai refletir em uma melhor assistência à população”, ressaltou a diretora Bruna.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.