Simers apoia iniciativa vital no combate à aids e na valorização da Saúde
Vida

Simers apoia iniciativa vital no combate à aids e na valorização da Saúde

Compartilhe

06/12/2023 10:32

Profissionais da saúde em Porto Alegre reuniram-se em um seminário promovido pela Secretaria Municipal de Saúde para discutir a experiência no tratamento de pessoas com aids avançada. Realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o evento abordou o circuito rápido da Aids avançada, estratégia do Ministério da Saúde para reorganizar a linha de cuidado desses pacientes. O projeto-piloto, com duração de 12 meses, inclui o Rio Grande do Sul como participante devido à alta taxa de detecção de gestantes com hiv na capital.

Destacando a importância social da discussão, o evento contou com a participação virtual do médico infectologista Ronaldo Campos Hallal, assessor técnico do Ministério da Saúde. A abertura também incluiu autoridades locais, como Fernando Ritter, titular da pasta da Saúde em Porto Alegre, e representantes do Conselho Municipal de Saúde. Vale ressaltar que o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio de seu HUB de Solidariedade, desempenhou um papel destacado como parceiro institucional do evento, colaborando na promoção da qualificação dos profissionais de saúde e na busca por soluções para reduzir a morbimortalidade relacionada à aids.

Ao longo do mês, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações pelo Dezembro Vermelho, destacando a importância da prevenção e testagem de infecções sexualmente transmissíveis. Estas iniciativas são realizadas em parceria com entidades como o programa A Hora é Agora, a Aids Healthcare Foundation (AHF) e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, além do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, reforçando o comprometimento conjunto na luta contra a disseminação do hiv e na promoção da saúde.

Tags: HIV/aids Hospital de Clínicas de Porto Alegre HCPA saúde de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política