Fotos - Jéssica Maronese - Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Felipe Vasconcelos, participou nesta quinta-feira (18) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Bagé para tratar da grave situação financeira e assistencial da Santa Casa de Caridade de Bagé. A instituição, com 142 anos de história, é referência regional para cerca de 250 mil habitantes e enfrenta um cenário crítico: os médicos estavam há cinco meses sem receber salários, e ontem um mês foi pago, ainda faltando quatro meses.
Em sua manifestação, o vice-presidente do Simers alertou para o desequilíbrio no financiamento dos hospitais filantrópicos, destacando que aproximadamente 90% dos atendimentos na Santa Casa são realizados via SUS. Ele reforçou que o Simers está atuando como mediador para sensibilizar os vereadores e o poder público municipal sobre a gravidade da situação e a necessidade de ação urgente para impedir o fechamento de serviços na instituição.
Como alternativa, o Simers propôs e entregou um Termo de Compromisso Público aos vereadores em que 50% do valor de suas emendas impositivas seja destinado à Santa Casa de Bagé. Para o ano de 2026, está previsto um montante de aproximadamente R$ 12 milhões em emendas impositivas para os 17 vereadores do município.
Vasconcelos também sugeriu que o valor restante necessário para o custeio dos serviços seja complementado pela Prefeitura, a exemplo do que ocorre em outros municípios. Segundo ele, com essas medidas, o problema da Santa Casa poderia ser solucionado no âmbito municipal, sem depender dos governos estadual ou federal. “Gostaria que Bagé, conhecida como a Rainha da Fronteira, passasse a ser reconhecida também como a Rainha da Saúde”, declarou.
LEIA MAIS:
Ao final da audiência, quatro vereadores assinaram o Termo de Compromisso proposto pelo sindicato: Leopoldo Konzen (PT), Ronaldo Hoesel (PL), Esquerda Carneiro (PSD) e Maurício Vargas (PDT). O Simers espera que os demais parlamentares também se sensibilizem e contribuam para manter viva a saúde no município.
Participaram da audiência a delegada e conselheira do Simers em Bagé, Renata Vitral Costa Domingues e as assessorias política e jurídica da entidade médica.
Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.