Simers avança em Mediação para garantir recontratação de obstetras no Hospital Mãe de Deus
Defesa

Simers avança em Mediação para garantir recontratação de obstetras no Hospital Mãe de Deus

Sindicato busca assegurar retorno dos profissionais dispensados e preservação das condições de trabalho; hospital se compromete a apresentar proposta em 15 dias.

Compartilhe

20/02/2025 10:36

Em uma sessão de mediação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) na última quarta-feira,19, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) avançou em negociações com a Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Mãe de Deus, visando à contratação dos médicos dispensados após o fechamento do centro obstétrico da instituição.

A mediação, conduzida pelo desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, contou com a presença do Ministério Público do Trabalho (MPT) e representantes das partes envolvidas. O Simers foi representado pela diretora de Porto Alegre, Ana Coronel. Durante a reunião, o sindicato expressou preocupação com a forma de como ocorrerá a recontratação dos profissionais, destacando a necessidade de garantir a preservação das condições de trabalho anteriores. Além disso, reivindicou uma compensação financeira para os médicos dispensados coletivamente, que ocorreu sem prévia negociação sindical.

Por sua vez, o Hospital Mãe de Deus informou que já iniciou as obras de readequação do subsolo, etapa essencial para a reabertura do centro obstétrico, prevista para o terceiro trimestre deste 2025. No entanto, a instituição afirmou não ter condições financeiras de oferecer compensação aos trabalhadores desligados.

Ao final da sessão, as partes chegaram a um encaminhamento: o hospital apresentará, em até 15 dias, uma proposta de recontratação dos médicos do centro obstétrico, priorizando a manutenção das condições de trabalho e evitando a precarização da categoria. Em contrapartida, o Simers compromete-se a submeter a proposta à análise dos médicos envolvidos e informar a decisão nos autos do processo no mesmo prazo.

Tags: audiência de mediação Hospital Mãe de Deus Obstetrícia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política