SIMERS cobra gestão da saúde do prefeito eleito de Uruguaiana
Em tempos de crise, o prefeito eleito de Uruguaiana, Ronnie Mello, terá muitos desafios ao assumir a administração municipal no dia 1º de janeiro. No município, a gestão da saúde precisa ser prioridade para o novo chefe do Executivo, que,...
Compartilhe
26/12/2016 14:48
Em tempos de crise, o prefeito eleito de Uruguaiana, Ronnie Mello, terá muitos desafios ao assumir a administração municipal no dia 1º de janeiro. No município, a gestão da saúde precisa ser prioridade para o novo chefe do Executivo, que, além de melhorar o que estava sendo feito, precisa ouvir os anseios da população para o setor.
Uma das ferramentas que pode auxiliar o novo gestor a oferecer uma saúde de melhor qualidade à população é a campanha Desejos para Saúde, realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) em julho passado. Por meio dessa plataforma digital inédita, a comunidade e os profissionais de saúde elegeram seus anseios para a saúde do município. Os resultados foram entregues a todos os candidatos à prefeitura dos 497 municípios gaúchos antes do pleito como uma forma de compromisso dos postulantes ao cargo.
Em Uruguaiana, as prioridades por melhorias para a saúde foram:
– 14 % – Melhor infraestrutura na saúde pública– 13 % – Agilidade no atendimento– 12 % – Aumento nos leitos em unidades de saúde pública– 10 % – Disponibilidade de especialistas no SUS
O SIMERS vem acompanhando a situação da saúde em Uruguaiana. Neste ano, a Santa Casa de Caridade do município atrasou o pagamento das remunerações dos médicos e os profissionais entraram em estado de greve. Além disso, pediram acesso às contas da instituição. A saúde na cidade também foi prejudicada com a decisão do governo federal, em junho, de cassar a autorização para instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, reforça que, para 2017, todas as esferas da administração pública precisarão investir mais na saúde pública e criar condições de fixar médicos nas localidades. “Melhores condições na assistência dependem da colaboração de todos. Os médicos têm soluções factíveis e esperam encontrar gestores realmente dispostos a empreender as mudanças necessárias”, afirmou.
Argollo acrescenta que o SIMERS seguirá vigilante para que os prefeitos cumpram as promessas apresentadas em suas propostas de governo, bem como ao atendimento das demandas da saúde, tanto dos médicos quanto da população.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.