
Divulgação: Amália Ceola - ASCOM Simers
Após denúncia, a direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou, na tarde de quarta-feira (21), visita técnica à Unidade de Saúde Conceição, em Porto Alegre. A inspeção foi conduzida pela conselheira e integrante do Núcleo de Atenção Primária e Medicina de Família e Comunidade do Simers, Cristiane Ribas, acompanhada pelo assessor de relações governamentais da entidade, e identificou diversas irregularidades estruturais e de segurança.

Durante a visita técnica, constatou-se a presença de goteiras, mofo e piso danificado. Verificou-se ainda que alguns pacientes aguardam atendimento em área destinada ao armazenamento de lixo e roupas contaminadas. O mesmo ambiente também é utilizado como local de descanso dos médicos. A unidade não dispõe de rota de fuga adequada nem de condições de acessibilidade.




Outro problema identificado refere-se às condições térmicas. Com cobertura metálica, o espaço atinge temperaturas elevadas em dias quentes, causando mal-estar em pacientes e trabalhadores.

LEIA MAIS
Descanso negligenciado: médicos da UPA Moacyr Scliar enfrentam precariedade em área de repouso
Simers integra mesa de negociação com o Grupo Hospitalar Conceição
Médicos da UPA Moacyr Scliar debatem demandas com o Simers
Diante do cenário, o Simers informou que encaminhará ofício ao Grupo Hospitalar Conceição, solicitando esclarecimentos e providências para a adequação do espaço.

Atualmente, a UBS Conceição atende sete equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), possui 74 funcionários e é responsável pelo atendimento de mais de 17 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Simers: coragem para defender e gestão para avançar! Associe-se!
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.