Simers debate invasão em UPA com vereador de Porto Alegre e cobra respeito aos direitos dos médicos
Defesa

Simers debate invasão em UPA com vereador de Porto Alegre e cobra respeito aos direitos dos médicos

Sindicato alerta para a necessidade de respeito aos médicos e propõe medidas para coibir invasões em unidades médicas

Compartilhe

11/02/2025 19:36

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, se reuniu com o vereador Gilvani Dall Oglio (O Gringo) para discutir a invasão realizada pelo parlamentar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, localizada na Zona Norte de Porto Alegre. Durante a visita não autorizada, o vereador expôs indevidamente médicos e pacientes, comprometendo a privacidade dos profissionais de saúde e a segurança dos atendimentos.

No encontro, o Simers pontuou as irregularidades cometidas na ação do parlamentar, destacando que foi possível visualizar dados pessoais dos médicos que estavam de plantão, além de reconhecer suas vozes nos conteúdos divulgados. Embora o sindicato reconheça a prerrogativa parlamentar de fiscalização, foi enfatizado que toda e qualquer visita a unidades de saúde deve obedecer à legislação vigente.

O Simers reforçou a necessidade de que, nessas situações, o vereador esteja sempre acompanhado pelo responsável técnico da unidade, evitando o acesso a áreas de alto risco e assegurando que sejam respeitados os direitos dos profissionais de saúde e pacientes. Além disso, foi solicitado que os conteúdos postados sobre a ação sejam modificados, de forma a preservar a imagem e identidade dos médicos envolvidos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com o sigilo médico.

Para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer, o Simers anunciou que apresentará, junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), uma normativa para coibir invasões em unidades de saúde, garantindo a segurança dos profissionais e a qualidade dos atendimentos. Além disso, será proposto um texto junto ao Legislativo municipal para estabelecer um padrão fiscalizatório que respeite os direitos de todos os envolvidos, sem exageros ou abusos.

O Simers segue atento e atuante na defesa dos médicos e do bom funcionamento do sistema de saúde, cobrando das autoridades respeito às normas e legislações vigentes.

Tags: assédio moral UPA Moacyr Scliar Prefeitura de Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política