A situação da rede hospitalar do Estado e o diagnóstico dos estabelecimentos de saúde relativos à disponibilidade de ocupação de leitos, recursos humanos, equipamentos, insumos médico-hospitalares e EPIs. Estes foram os temas de audiência pública virtual realizada nesta quarta-feira (17) pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.
O vice-presidente do Simers, Marcos Rovinski, disse que os relatos apresentados no encontro pelos gestores das instituições foram comoventes. “A situação dos hospitais está caótica com a pandemia do coronavírus. Existe um prejuízo financeiro e humano. O atual cenário também é fruto de anos de negligência com a saúde pública”, avaliou.
Segundo Rovinski, após a pandemia, será necessário rever a forma de financiamento da saúde e a relação dos profissionais e o Poder Público. “Estamos, evidentemente, numa situação-limite, e isto deixa claro o cenário de pouco investimento na saúde”, destacou.
Além dos deputados integrantes da Comissão, presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), participaram da audiência o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Luciney Bohrer, o secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, e a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.