Simers e Cremers se reúnem para debater situação do CAPS AD III PASSO A PASSO
Defesa

Simers e Cremers se reúnem para debater situação do CAPS AD III PASSO A PASSO

Centro tem atendido, inclusive, pacientes oriundos do Instituto Psiquiátrico Forense

Compartilhe

03/04/2025 09:45

Na tarde desta quarta-feira, 2, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esteve na sede do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers). O objetivo do encontro, que reuniu os diretores do Simers Ana Coronel e José Luiz Correa com a primeira-secretária e o conselheiro do Cremers, Laís Leboutte e Luciano Haas foi solicitar apoio para solucionar as diversas irregularidades constatadas no Centro de Atenção Psiquiátrico AD III (CAPS AD III) Passo a Passo. O local, que fica situado na zona Norte de Porto Alegre, tem a gestão realizada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

“Em janeiro fizemos uma visita técnica e constatamos que a unidade tem recebido pacientes sem perfil de atendimento para a complexidade do local. Apesar de funcionar 24h, o CAPS AD III não possui plantão médico, nem equipe treinada para este tipo de atendimento, colocando outros pacientes e os profissionais em risco”, detalhou Correa.

A unidade, voltada à continuidade do tratamento de pessoas com transtornos psíquicos causados pelo uso de álcool e outras drogas, tem recebido pacientes cujo atendimento deveria ser realizado no âmbito dos Pronto-Atendimentos em Saúde Mental (PESM), com perfil de risco de auto e héteroagressão, ou que se encontravam no Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). “Não há nem rota de fuga. A apenas a porta de entrada, que serve também de saída. A unidade não possui capacidade de atender pacientes forenses”, pontuou.

O Simers já relatou a situação à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, ao GHC e ao Ministério Público, mas nada foi providenciado até o momento. “Nosso objetivo é sempre ouvir as demandas da categoria e construir soluções necessárias para garantir que o médico consiga exercer o seu trabalho. A situação não pode continuar assim,” ressaltou Ana. Como resultado da reunião, o Cremers prometeu estudar a situação e cobrar providências dos responsáveis.

Tags: CAPS Grupo Hospitalar Conceição (GHC) Secretaria Municipal da Saúde IPF

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política