Simers e Núcleo Acadêmico apresentam a Campanha “SOS Escolas Médicas” ao senador Hiran Gonçalves
Medicina

Simers e Núcleo Acadêmico apresentam a Campanha “SOS Escolas Médicas” ao senador Hiran Gonçalves

Compartilhe

19/05/2023 17:03

Nesta sexta-feira,19, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e seu Núcleo Acadêmico (NAS) lançaram, oficialmente, a Campanha SOS Escolas Médicas, que tem por objetivo a conscientização do Poder Público e da sociedade para os reflexos danosos que a abertura desenfreada e sem critérios técnicos de faculdades de medicina podem causar, afetando diretamente a saúde coletiva. A estreia contou com a presença do senador por Roraima e presidente da Frente Parlamentar da Medicina, Hiran Gonçalves e de representantes de diversas faculdades de Medicina do Estado.

A ação de mobilização surgiu após vir a público a informação de que a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) estaria abrindo 480 vagas para o Curso de Medicina na Capital, Gravataí e São Jerônimo. Diante da gravidade, o Simers, juntamente com o Conselho de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), ingressaram na Justiça com ações que suspendiam a abertura do processo seletivo. Após alegações jurídicas, o Poder Judiciário cassou a liminar que permitia a Universidade abrir novas vagas.

Ao entender a campanha, o senador disse que “o movimento feito pelos estudantes, a interlocução com as autoridades competentes e a força do Simers foram essenciais para que ocorresse a suspensão dessa liminar que autorizava a abertura das vagas. O meu gabinete está aberto para os estudantes e para as pautas da Medicina”, disse Hiran.

A solenidade de lançamento foi conduzida pelo presidente do Simers, Marcos Rovinski e pelo diretor de Políticas Estratégicas Vinicius de Souza. Participaram do evento, o vice-presidente do Simers, Marcelo Matias, a presidente do NAS, Júlia Adames e o vice-presidente João Pedro Santos, além de presidentes e representantes dos Diretórios Acadêmicos de Medicina de todo o RS.

 

Tags: Novos cursos de medicina; Cursos de medicina;

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política