Simers em Canoas: entidade faz visitas técnicas em UPAs e bases do SAMU
Defesa

Simers em Canoas: entidade faz visitas técnicas em UPAs e bases do SAMU

Objetivo da equipe, liderada pelo diretor da entidade, Rômulo Vargas, foi avaliar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, após relatos de precariedade e agressões a médicos

Compartilhe

24/04/2025 10:41

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio de uma equipe liderada pelo diretor da entidade, Rômulo Vargas, realizou, nesta quarta-feira, 23, visitas técnicas a unidades de saúde de Canoas. O objetivo da ação foi verificar in loco as condições de trabalho dos médicos, diante de denúncias sobre estrutura precária e episódios de violência contra profissionais da saúde.

Durante visitas às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Liberty e Boqueirão, foi constatada uma demanda por atendimento médico superior à capacidade atual das equipes, o que compromete o atendimento à população, causa longas filas de espera e sobrecarrega os profissionais em serviço.

Além da sobrecarga, o cenário é agravado por situações de insegurança. Um dos casos mais graves ocorreu no dia 22 de abril, quando uma médica foi agredida por uma paciente enquanto lavava as mãos. A profissional precisou ser escoltada até a delegacia pela Brigada Militar, onde registrou boletim de ocorrência.

“A insegurança nas unidades é alarmante, e estamos preocupados com o agravamento do cenário. Há quem alerte que, se a situação persistir e não houver reforço na segurança, o risco de agressões mais graves se torna iminente”, alertou um dos médicos com quem a equipe do Simers conversou durante os roteiros.

As precariedades estruturais também foram observadas. Salas de descanso dos médicos, sem conforto ou segurança, são acessíveis a pacientes – o que aumenta o risco de confrontos e pressões indevidas sobre os profissionais.

Bases do SAMU

O Simers também esteve nas duas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Município, onde foram relatadas dificuldades na manutenção da frota, bem como atrasos no pagamento de férias.

As assessorias técnicas do Simers estiveram nas visitas colhendo informações atualizadas sobre vínculos contratuais e verificando se os vencimentos estão sendo pagos corretamente. Os relatos reforçam preocupações que já estão sendo acompanhadas pela entidade, como a segurança jurídica e fiscal dos médicos.

O Simers orienta que os profissionais da saúde associados entrem em contato com o Sindicato para receberem orientação individualizada quanto aos seus contratos. A entidade também mantém diálogo contínuo com as empresas prestadoras de serviço ao Município, buscando soluções para os problemas identificados nas visitas técnicas.

Tags: Médicos Medicina Simers 93 anos Canoas

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política