Simers em Carazinho: comitiva da entidade realiza visita técnica a UPA do município 
Defesa

Simers em Carazinho: comitiva da entidade realiza visita técnica a UPA do município 

A finalidade foi a de averiguar denúncias de sobrecarga nos atendimentos, além da falta de insumos, equipamentos e de segurança. Houve reunião com a gestora da UPA.

Compartilhe

08/08/2024 14:49

O diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Airton Fiebig, liderou comitiva da entidade médica que esteve na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Carazinho, na tarde desta quarta-feira, 7. Na pauta, visita técnica para averiguar denúncias de sobrecarga nos atendimentos, além da falta de insumos, equipamentos e de segurança.

Foram ouvidos profissionais e as pessoas que aguardavam atendimento para conhecer a realidade. Os médicos relataram a situação de sobrecarga de trabalho como a média de mais 60 atendimentos por turno de trabalho. Uma das causas apontadas por eles se refere ao fato de os postos de saúde realizarem um número limitado de atendimentos, fazendo com que a população acabe procurando a UPA, elevando a demanda no local.

Aumento na demanda

Dias como segundas, terças e sextas-feiras costumam ser bem lotados, observaram. Quanto aos insumos, informaram haver casos pontuais de falta de algumas substâncias de primeira escolha para casos graves. Outra questão levantada pelos médicos ouvidos na UPA está atrelada a segurança. Já foram registradas invasões de consultórios, ameaças e ofensas por parte dos pacientes, motivados pelo tempo de espera. Também houve relatos da não compreensão da sistemática do atendimento e até da exigência de atestados.

A UPA de Carazinho é gerida pela Associação Mahatma Gandi, de São Paulo, que venceu licitação para este fim e presta contas à prefeitura. Depois de conversar com os médicos, os representantes do Simers se reuniram com a gestora da unidade, Mariana Rodrigues Tufani.
 
Ela informou que a pauta da segurança, reiterada pelos médicos, já está sendo tratada, inclusive com o encaminhamento de ofício à Prefeitura sobre a possibilidade de disponibilização de segurança. O Simers encaminhará ofício reiterando estas demandas ao Município, com o objetivo de reforçar o pedido de providência. Concomitantemente solicitará agenda com os gestores ligados à saúde e à segurança, para discutir as questões levantadas na visita técnica.

Tags: Carazinho Medicina Médicos Simers 93 anos UPA 24h

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política