O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, participou da cerimônia de abertura e da premiação do XXXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica, reunindo profissionais da Medicina para debaterem sobre temas da área. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), com apoio do Simers e foi realizado no auditório do hotel Wish Serrano Resorts. O evento foi realizado entre os dias 22 e 26 de outubro.
“Estes encontros sempre são importantes para que os especialistas de cada área possam trocar experiências, analisar o mercado, a Medicina e o futuro. Levamos o Sindicato até eles, o apresentamos e mostramos os produtos e serviços que são disponibilizados à categoria. Também tivemos as palestras de três diretores: Luciana Mesko, Carlos Peterson e Guilherme Peterson”, observou Rovinski.
Liderança
O diretor do Simers e cirurgião pediátrico, Guilherme Eckert Peterson, esteve à frente do simpósio Além do Bisturi: Soft Skills para liderança em cirurgia. Ele abriu sua participação observando que “O papel do lider é reverter uma situação complexa, definindo prioridades e agindo rapidamente com a melhor estratégia possível e a importância do médico se colocar como líder dentro de sua atividade para o cuidado multidisciplinar dos pacientes”.
Peterson enfatizou que o cirurgião deve abraçar e adaptar-se às mudanças no ambiente de trabalho e: “Ouvir e compartilhar informações com colegas e pacientes para melhorar os resultados dos pacientes e da equipe”, disse. Para ele: “Compreender e gerenciar as próprias emoções de maneira positiva, melhorando a comunicação e a empatia, são essenciais”. Dominar ambientes rápidos equilibrando cargas de trabalho e delegando tarefas quando necessário, faz a diferença, garantiu.
Em outro momento, Guilherme Peterson falou sobre Tratamento intervalado/não-operatório da apendicite aguda. Já o diretor do Simers, Carlos Peterson, foi o coordenador da mesa redonda sobre Fissura Labiopalatina — patologia trabalhada pelo grupo no qual o diretor faz parte da coordenação, no Hospital da Criança Conceição (HCC). Também abordou o tema Minha pior complicação ou situação inusitada no transoperatório de videocirurgia: como solucionar?.
Burnout
A diretora e integrante do Núcleo de Psiquiatria do Simers, Luciana Mesko, propôs aos presentes uma reflexão no simpósio Burnout, a Doença dos Médicos. Para ela: “Médicos que trabalham em regime de plantão, com horários irregulares e muitas horas consecutivas, tem uma propensão maior ao Burnout. A falta de descanso adequado afeta tanto a saúde física quanto a mental”, explica.
“Profissionais que atuam de maneira isolada ou que não têm uma rede de apoio emocional e social no trabalho, apresentam maior risco de Burnout. A sensação de estar sozinho nas decisões e desafios contribuem para o desgaste”, garante.
Tennis Challenge
Novidade nesta edição, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica realizou a 1ª edição do CBCP Tennis Challenge, em Canela, no sábado, 26, marcando a confraternização dos participantes do evento mostrando a relevância do esporte e da atividade física. O Simers foi representado pelo diretor Guilherme Peterson.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.