A diretora da Região Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Sabine Chedid, coordenou reunião para ouvir demandas dos profissionais que atuam junto à Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 11, no formato híbrido.
“Fomos procurados pelos médicos no sentido de ajustarmos situações que os colegas entendem como não ideais para prática da atividade. Informamos que já fomos recebidos pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, a partir destes encontros, algumas medidas foram encaminhadas e avanços alcançados. Atualmente estamos no aguardo do envio de Projeto de Lei (PL), a fim de equilibrar a remuneração da nova contratação emergencial que está em vias de ocorrer”, destacou Sabine.
A diminuição dos valores nos contratos emergenciais e processos de seleção, em comparação com a remuneração atual dos médicos, tem sido uma preocupação constante. Além disso, os médicos buscam que haja uma alteração no intuito de permitir a realização da carga horária de 10h para as especialidades.
Atuação
Sabine salientou que o compromisso do Sindicato é atuar na defesa dos interesses dos profissionais médicos, apresentando durante a reunião informações sobre como o Simers vem trabalhando na mediação de situações junto ao poder público municipal.
Outra questão levantada na reunião foi a importância da criação de uma carreira médica junto ao serviço público. “Os colegas demonstraram interesse que ocorra concurso público para evitar esses processos de licitação e credenciamento que precisem de renovação periódica, entretanto a remuneração ou os honorários relativos a esses concursos tem que ser, no mínimo, condizentes com a responsabilidade profissional. Na forma atual não são atrativos para retenção dos médicos na rede básica do município. O ideal seria uma carreira pública para os médicos”, pontuou.
Os associados solicitaram que o Simers atue combatendo a precarização e a “pejotização” do trabalho médico. “Já buscamos a criação de uma carreira médica em oportunidades passadas e a pedido dos colegas e iremos buscar novamente porque entendemos que esse é o caminho para solucionar as insatisfações trazidas pelos colegas. O concurso público deixaria essas questões mais equânimes”, finalizou.
Ao fim do encontro, dúvidas sobre férias e renovação de contratos de trabalho foram esclarecidas pela Assessoria Jurídica do Simers.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.