A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e delegada de Pelotas da entidade, Berenice Scaletzky, representou o Sindicato nesta segunda-feira, 7, da cerimônia de assinatura de convênio do Governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde, com a Santa Casa de Pelotas, para a liberação de recursos para aquisição de novo mamógrafo digital, avaliado em R$ 1 milhão. Com o equipamento, a instituição vai realizar até 300 mamografias por mês para o diagnóstico do câncer de mama.
“Uma atitude que atende às mulheres do município e feita dentro da programação do Outubro Rosa. O novo equipamento, que produz imagens mais nítidas, permite diagnósticos mais precisos e deverá ajudar a reduzir a fila de pacientes do Sul do Estado à espera de uma mamografia, atualmente com 229 pessoas, e de mamografia bilateral, com 2.912 pacientes”, observa Berenice. Ela lembra que o mamógrafo digital tem condições de detecção de pequenos nódulos que podem passar despercebidos na mamografia convencional.
Exame preventivo
O evento contou com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, que em sua manifestação incentivou que as mulheres procurem fazer o exame preventivo. A expectativa da direção da Santa Casa é de que o mamógrafo permitirá elevar também o número de atendimentos na Santa Casa em casos suspeitos, passando de 630 para 1.890 anuais.
Já a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou o impacto positivo que o mamógrafo terá para o município. “No ano passado, tivemos redução de mulheres fazendo mamografia e a redução se deu muito pelo fato de que as mulheres estão procurando menos o exame. Mas também porque um dos equipamentos da cidade ficou fora de operação. Receber o equipamento novo e moderno é sinal de que vamos estar mais preparados para ultrapassar nessas metas de prevenção do câncer de mama e proteção às mulheres pelotenses”, disse.
O equipamento digital realiza três vezes mais exames, já que o tempo de uma mamografia cai de 40 minutos em um aparelho normal, para 15 minutos, nos digitais. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 80% das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos façam o rastreamento da possibilidade de câncer de mama. Mas no Estado, assim como em toda a Região Sul, só 65% delas buscam o exame.
Também participaram da cerimônia a secretária municipal de Pelotas, Rosana van der Laan; o provedor da Santa Casa, Angelo Fernando Ortiz da Silva; e a reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, além da equipe técnica da Secretaria da Saúde.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.