Simers entrega ao MPE dossiê sobre atuação na Central de Regulação do Samu Estadual
A Luta

Simers entrega ao MPE dossiê sobre atuação na Central de Regulação do Samu Estadual

Na última sexta-feira (29), o Simers entregou ao Ministério Público Estadual (MPE) um dossiê com todo seu histórico de atuação e luta em favor da Central de Regulação do Samu Estadual.

Compartilhe

03/04/2018 19:14

Simers entrega dossiê ao MPE sobre a situação da Central de Regulação. Foto: Guilherme Tubino/Simers
Simers entrega dossiê ao MPE sobre a situação da Central de Regulação. Foto: Guilherme Tubino/Simers
Na última sexta-feira (29), o Simers entregou ao Ministério Público Estadual (MPE) um dossiê com todo seu histórico de atuação e luta em favor da Central de Regulação do Samu Estadual. Conforme a portaria 1010/2012, a autarquia deveria contar com pelo menos 70 médicos para dar conta da demanda. Atualmente, porém, mantém apenas 28 reguladores no atendimento a uma população de aproximadamente 7 milhões de gaúchos. Para piorar, o governo do Estado não dá previsão de abertura de concurso para completar o quadro. Resultado: muitos plantões têm sido realizados com apenas um ou dois médicos. “Desde 2015, a Central de Regulação perdeu cerca de 40 médicos por inúmeros problemas de gestão”, explica a diretora do Simers Clarissa Bassin. Outro problema recorrente na Central de Regulação é o atraso na divulgação das escalas de plantão, que vem ocorrendo desde o dia 30 de junho de 2016. A gestão se comprometeu a publicar a lista dos plantões 15 dias antes de fechar cada mês. Entretanto, tem descumprido a promessa desde 2015, prejudicando o andamento do serviço e o planejamento dos médicos. O Simers vem acompanhando a situação por meio de assembleias e vistorias. Na semana passada, já havia sido denunciado o desmonte ao Ministério Público Federal (MPF). Agora, o tema chega ao domínio do MPE. Antes, a entidade havia denunciando a situação também ao Cremers, ao Conselho Estadual da Saúde e à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. “Essas são as entidades a serem buscadas para que a Secretaria Estadual de Saúde tome as medidas cabíveis o mais rápido possível”, afirma Clarissa. Na Assembleia Legislativa, o Simers realizará uma reunião sobre o Samu Estadual na próxima quarta-feira (04), com o Deputado Altemir Tortelli. Posteriormente, a entidade médica participará de uma audiência pública na casa legislativa.
Tags: Central de Regulação do Samu Estadual

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política