Simers entrega carta aberta ao governador Eduardo Leite solicitando grupo de trabalho para políticas de saúde mental

Simers entrega carta aberta ao governador Eduardo Leite solicitando grupo de trabalho para políticas de saúde mental

Proposta objetiva elaboração de plano estadual de enfrentamento ao aumento de demanda psiquiátrica, e foi entregue em celebração aos 140 anos do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Compartilhe

18/07/2024 19:55

A direção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), juntamente com o seu Núcleo de Psiquiatria, estiveram presentes no evento de celebração dos 140 anos do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. Durante a atividade foi entregue uma carta aberta ao governador do Estado, Eduardo Leite, propondo a criação de um grupo de trabalho para elaboração de um plano estadual de enfrentamento ao cenário de maior demanda em assistência psiquiátrica, agudizado pelo impactos das enchentes que atingiram o RS no mês de maio. Estudos projetam 860 mil novos casos de Transtorno do Estresse Pós-traumático no RS, ainda em 2024.

O documento solicita a estruturação de um projeto estrutural de longo prazo, que contemple níveis de assistência complementares, na forma de atenção especializada ambulatorial e hospitalar, além de políticas efetivas de prevenção de agravos em saúde mental. Marcos Rovinski, presidente do Simers, explica que a entrega do documento ao governador confirma o compromisso da entidade com a pauta da saúde mental. “Esse documento mostra que além de defender o papel do psiquiatra, estamos seriamente preocupados com a população que precisa de assistência psiquiátrica, especialmente pública, em nosso estado”, destaca.

Estudos recentes apontam que países que sofreram inundações ou desastres naturais apresentam altas taxas de Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT) sobre a população afetada, e consideráveis aumentos nos índices de transtornos de ansiedade e depressão, impactando toda sociedade gaúcha. As projeções assustam, é o que pensa o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti, que é médico Psiquiatra. “As projeções são alarmantes, como já sabíamos. Precisamos estar preparados para esse cenário, com o fortalecimento e expansão da rede de apoio psiquiátrico, nos seus diferentes níveis de assistência”, destaca.

A diretora do Simers, Luciana Mesko, que é médica psiquiatra e integrante do Núcleo de Psiquiatria (NUPsiq) do Sindicato, foi homenageada durante a celebração dos 140 anos do Hospital São Pedro. Também estiveram presentes na atividade, outros dois integrantes do NUPsiq, Graziela Stein e Sérgio Cutin.

Além do Simers, assinam o documento também a Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), a Associação Médica do RS (Amrigs), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação de Psiquiatria do RS (APRS), Associação de Psiquiatria Cyro Martins (CCYM), Fundação Universitária Mário Martins (FUMM), Centro de Estudos Abuchaim (CEA) e o Centro de Estudos Luis Guedes (CELG).

Tags: Psiquiatria

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política