O prédio central do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), em Porto Alegre, está iluminado com a cor amarela, em adesão a tradicional campanha “Setembro Amarelo”, criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), junto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), para conscientização e prevenção contra o suicídio. A ideia da campanha é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade, atenção à causa e conscientização sobre a valorização da vida.
O mês foi escolhido porque o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro e a cor amarela foi eleita por conta de um movimento em favor da vida, estabelecido em 1994, no funeral de um jovem de 17anos. Deprimido, o adolescente suicidou-se dentro do seu Mustang amarelo, na cidade do Colorado, nos Estados Unidos. No velório, foram distribuídas fitas amarelas e cartões com a frase “Se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”. Tal iniciativa obteve repercussão mundial e, atualmente, manifestações dentro do “Setembro Amarelo”, contra o suicídio e depressão, fazem parte do calendário internacional de cuidados à saúde mental e tudo que envolve o tema.
A defesa e valorização da vida virou pauta permanente, neste ano em que enfrentamos a pandemia do coronavírus. A atenção com a saúde mental é crucial. Neste mês de setembro, o Simers implementará diferentes atividades com o propósito ressaltar a grandeza de cuidar de quem cuida, a importância da manutenção do respeito e ajuda ao próximo, a prática da superação, a efetividade da perseverança, a necessidade de fazer diferente e a oportunidade de encher a vida de alegria em defesa da saúde. A campanha do Simers “Encha a Vida de Alegria” terá desdobramentos nas redes sociais, em diferentes instituições de saúde, junto aos profissionais de saúde, com formadores de opinião, colaboradores da entidade e comunidades. Como símbolo deste movimento, será utilizado o “balão smile”, além de outros elementos, como a fita amarela e cartões.
Ainda em setembro, o Simers mantém a mobilização em favor do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), o qual é referência no Rio Grande do Sul na área de saúde mental, acolhe e presta atendimento aos diferentes casos de depressão. Com isso, o selo da campanha em prol do HPSP – Queremos São Pedro! No Coração e na Mente – foi colorido de amarelo, além das mensagens afins.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.