O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) conquistou na noite desta terça-feira (27) o prêmio
TOP Cidadania 2016
, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O troféu foi na Categoria Organização, com reconhecimento pela campanha
“RS Contra Aedes”, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. A iniciativa desenvolveu ações de conscientização para o combate ao zika vírus e a epidemia de microcefalia que estava em curso no País em fim de 2015 e começo deste ano.
A solenidade de entrega ocorreu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Desenvolvida em centenas de cidades gaúchas, a
“RS Contra Aedes” mobilizou médicos, colaboradores do sindicato e instituições parcerias, que participaram de ações informativas, motivacionais e de transformação social, em uma estratégia conjunta de combate ao inseto durante três meses (dezembro de 2015 a fevereiro de 2016).
"É uma conquista histórica que dividimos com médicos, colaboradores e parceiros. Foi o trabalho voluntário de todos que garantiu a proteção do Rio Grande do Sul contra doenças transmitidas pelo mosquito da dengue. Erguemos uma barreira contra o zika vírus, que resultou em importante defesa do nosso estado”, ressaltou o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, que recebeu o troféu.
A
“RS Contra Aedes” envolveu a distribuição de 3,5 milhões informativos, campanha de conscientização na mídia, teatro em colônias de férias de escolas públicas do Estado e blitze no pedágio da Concepa e no Aeroporto Salgado Filho. O sucesso da iniciativa resultou também da formação de parcerias com empresas como a Celulose Riograndense, que doou o papel destinado à impressão de materiais, a Panvel e o Zaffari, colaboradores diretos na distribuição dos panfletos à população.
É a segunda vez que o SIMERS conquista o Prêmio TOP Cidadania. A primeira vitória ocorreu com o Trote Solidário, em 2013, ação de solidariedade liderada pelo Núcleo Acadêmico SIMERS e que envolve estudantes de Medicina para doação de sangue e arrecadação de alimentos em todo o Estado. Criada pela ABRH em 2001, a premiação
é o reconhecimento aos indivíduos e organizações que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e empresas.