Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (9/03), o Simers, em parceria com Amrigs e Cremers, lançou a campanha “Sim Materno-Infantil do Hospital São Lucas da PUCRS”.
“Novamente, as entidades em conjunto atuam em nome da medicina. O objetivo da campanha é que a direção do Hospital São Lucas e que a PUCRS revejam as suas estratégias para obter uma melhor administração e manutenção para o ensino e para a assistência prestada às mães, bebês e crianças de nossa cidade”, destaca o presidente do Simers, Marcelo Matias.
A primeira intervenção da campanha foi a entrega de ofícios para as instituições envolvidas (veja a lista completa abaixo), solicitando uma posição oficial sobre o caso. Também criou-se um comitê especial para tratar do assunto e um canal de denúncia via WhatsApp no telefone (51) 982 42 1399 com o objetivo de reunir depoimentos daqueles que se sentirem prejudicados pelo fechamento deste setor do hospital. A fim de agilizar o trabalho, a entidade médica conta com uma força-tarefa do seu setor jurídico.
Lista das instituições oficiadas:
União Brasileira de Educação e Assistência (UBEA) - Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Irmão Inácio Nestor Etges (Presidente).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS): Irmão Evilázio Teixeira (Reitor) Jaderson Costa da Costa (Vice Reitor), Ir. Manuir José Mentges (Pró-Reitor), Ir. Marcelo Bonhemberger (Pro – Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários), Prof. Dr. Alam de Oliveira Casartelli (Pro Reitor de Administração e Finanças)
Hospital São Lucas da PUCRS: Leandro Batista Firme (Diretor Geral), Saulo Gomes Bornhorst (Diretor Técnico)
Escola de Medicina da PUCRS: Prof. Dr. Jefferson Braga Silva (Decano), Profa. Dra. Margareth Rodrigues Salerno (Decana Associada)
Comissão de Residência Médica da PUCRS: Dr. Carlos Kupski (Coordenador)
Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul: Liliane Dreyer da Silva Pastoriz (Promotora de Justiça - Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos)
Ministério Público Federal - Procuradoria da República na 4ª Região: (Claudia Vizcaychipi Paim -Procuradora Chefe).
Reunião no saguão do hospital
O presidente do Simers, Marcelo Matias, foi convidado a participar de encontro com estudantes do HSL na manhã desta segunda-feira. Como não foi autorizado a entrar no local, reuniu-se com cerca de 200 médicos e estudantes acadêmicos de medicina no saguão do hospital. Por duas horas, Matias expôs os fatos e esclareceu dúvidas sobre os possíveis rumos da unidade Materno-Infantil.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.