Simers no Vale do Taquari: saúde de Estrela fortemente prejudicada por desastre natural
Médico

Simers no Vale do Taquari: saúde de Estrela fortemente prejudicada por desastre natural

Das 5 UBS’s da cidade, 3 foram completamente danificadas, e emergência do hospital foi alagada

Compartilhe

29/05/2024 14:06



Finalizando a agenda no Vale do Taquari, representantes do Sindicato Medico do Rio Grande do Sul (Simers) reuniram-se com o vereador João Braun, membros da direção do Hospital Divina Providência, em Estrela, e médicos vinculados à instituição. No encontro ficou constatado que o sistema de saúde pública da cidade sofreu grandes prejuízos. Três das cinco unidades básicas foram gravemente comprometidas ou destruídas pelo desastre natural, e a Emergência da casa de saúde sofreu com alagamento causado por enchentes.

O principal objetivo do Simers durante a visita ao Vale do Taquari foi verificar o impacto do atual contexto no sistema de saúde local, e contribuir para garantir a continuidade do atendimento médico com condições de trabalho adequadas. O presidente da entidade, Marcos Rovinski, afirma que uma das preocupações do Sindicato é que o desastre natural não possa precarizar a saúde pública dos municípios atingidos.

“A cidade sofreu grandes prejuízos na estrutura da saúde pública. Pedimos ao poder Executivo que auxilie na reconstrução do sistema de Saúde, proporcionando condições de trabalho para que os médicos possam garantir atendimento para a população da região, visto que o hospital é referência para várias cidades”, enfatiza Rovinski.

Na mesma linha, o vice-presidente do Simers, Fernando Uberti garante que a entidade vai articular ações políticas para garantir que a Saúde seja uma prioridade da Prefeitura da cidade. “As pessoas estão sofrendo e continuam a precisar de assistência em saúde, agora mais do que nunca. É imprescindível agilidade da Prefeitura no repasse de verbas ao hospital e na reconstrução da atenção básica no município. Nos próximos meses teremos um forte impacto no sistema hospitalar, como desdobramento da desorganização do sistema de saúde local, e temos que estar preparados”, afirma.

O diretor de Interior do Simers, Luiz Alberto Grossi, afirma que o Sindicato permanecerá atento e vigilante às demandas dos médicos no interior do Estado. “Essa interiorização da gestão, desde 2022 e intensificada nesse triste contexto, serviu para mostrar aos médicos que estamos vigilantes quanto às condições de trabalho oferecidas na região do Vale do Taquari, pois sabemos que garantir assistência em saúde de qualidade é fundamental sempre, mas mais ainda agora”, detalha.

Tags: Médicos Rio Grande do Sul Taquari Crise na saúde Saúde pública

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política