O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, integrou a mesa de autoridades na cerimônia de abertura da Semana Estadual da Doação de Órgãos, ocorrida no auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) na quarta-feira, 25. A campanha, realizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, visa conscientizar a população para a importância da doação de órgãos.
“Doação é um assunto que deve estar sempre presente na vida de todos, porque doar órgãos é manter a vida. As pessoas precisam estar bem informadas sobre o assunto, pois ainda há muito preconceito e desinformação. Quando ocorre a morte cerebral, a família precisa estar preparada para autorizar a doação daqueles órgãos que vão manter a vida de outra pessoa que está precisando, que está sofrendo naquele momento. Essa é a importância de eventos como este, de conscientizar a população. Mas doação de órgãos é assunto que deve pautar a vida de todos, a todo o momento”, resumiu o presidente Marcos Rovinski.
O Rio Grande do Sul é o maior transplantador de pulmão e rim do Brasil e referência nacional em transplante de rim e fígado pediátrico. Apesar do período de enchentes pelo qual os gaúchos passaram, em 2024 foi verificado um crescimento nas notificações de morte encefálica, sendo que a efetivação da doação de órgãos se dá para 30% dessas notificações – 40% da não efetivação ocorre por conta da negativa familiar. A secretária de Saúde, Arita Bergmann, reforçou a importância de reconciliar a sociedade com a doação de órgãos. “Estarmos aqui é uma demonstração de que estamos unidos e queremos fazer evoluir a captação de órgãos no Estado. Nós queremos continuar salvando vidas”, resumiu.
Ao final do evento, houve uma homenagem a pessoas transplantadas, famílias de doadores e servidores, seguida de uma apresentação dos músicos Daniel Torres e Renato Borghetti – em 2022, o gaiteiro doou medula óssea para salvar sua filha Nina.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.