A diretora da Região Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sabine Chedid, participou, na noite de terça-feira, 16, a da inauguração da Galeria de Diretores Técnicos Médicos dos primeiros 100 anos (1918-2018) do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, ocorrida nas dependências da instituição. O evento deu início à Semana do Médico e contou com a presença de familiares dos ex-diretores, atual diretoria e direção executiva, autoridades médicas, responsáveis técnicos, supervisores de Programas de Residência Médica, colaboradores e demais convidados.
A diretora do Simers enfatizou que este reconhecimento demonstra a importância da atuação dos médicos na história da instituição. “Estamos felizes em participar desse momento especial do HSVP. Esses profissionais dedicaram suas vidas, abnegaram de sua família e compromissos pessoais para dedicarem-se à atuação no hospital. A presença desses colegas ao longo dos 100 anos significa a doação de suas vidas e a grande representatividade que o corpo clínico do hospital representa para a entidade”, disse, celebrando a presença do último dos diretores, Rudah Jorge, que, por quase 50 anos, se dedicou à função no HSVP. “Ele teve a missão de levar a conciliação, o desenvolvimento e a atualização do hospital junto à Universidade de Passo Fundo (UPF), através do curso de Medicina. Foi no período de sua gestão que a parceria UPF e HSVP se firmou e permanece até hoje”, finalizou.
O objetivo do evento foi celebrar o legado dos profissionais médicos que dedicaram parte de suas vidas a uma missão de responsabilidade e comprometimento por meio do exercício do cargo de diretor técnico médico da maior instituição hospitalar do norte do Rio Grande do Sul. A trajetória e a contribuição de cada um dos oito Diretores Técnicos Médicos que passaram pelo HSVP foram lembradas e após as homenagens a Galeria foi oficialmente inaugurada próxima à secretaria da direção médica, num dos corredores do hospital, local em que os médicos percorrem por toda sua vida profissional.
Oito médicos cumpriram seus trabalhos à frente da direção médica durante um século: Salúcio Brenner de Morais (1918-1921), Dino Câneva (1921-1933), Antônio Carlos Rebelo Horta (1933-1935), Arthur de Oliveira Leite (1935-1940), Clodoaldo Brenner (1940-1949), Sabino Arias (1949-1964), Sérgio Lângaro (1964-1969) e Rudah Jorge (1969-2018).
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.