O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) participou, nesta quinta-feira, 22, da reinstalação da Frente Parlamentar da Saúde Mental da Câmara Municipal de Porto Alegre. O diretor do Simers e coordenador do Núcleo de Psiquiatria, Ricardo Nogueira, integrou a mesa de reunião, junto com o secretário de Saúde da Capital, Fernando Ritter, integrantes do Cremers, Hospital Psiquiátrico São Pedro e outras autoridades.
O diretor do Simers chamou a atenção para o aumento na procura por atendimento em saúde mental nas emergências, onde faltam leitos. “Temos de ter uma prevenção ao suicídio e também uma pósvenção (assistência para aqueles impactados pelo ato). Sem contar os crimes cometidos pelos pais contra os filhos. Precisamos tomar providências”, alertou.
A presidente da Frente, a vereadora e psicóloga Tanise Sabino, apresentou um balanço das ações no mandato anterior. Ritter falou sobre a importância das equipes multidisciplinares (Emultis). Segundo os dados apresentados por ele, com a atuação desse grupos, que possuem psicólogos e psiquiatras, o número de encaminhamentos para atendimentos em centros de especialidade de saúde mental vem caindo. O secretário reafirmou o compromisso de inaugurar cinco Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) até novembro. Dois deles, infantis.
Tanise Sabino informou que também será criada uma frente parlamentar de prevenção ao suicídio, que terá a primeira reunião em junho.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.