A diretora da Região Norte do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Sabine Chedid, e o delegado sindical de Passo Fundo, Henrique Oliani, participaram da Audiência Pública para Implantação da UPAs no município. O encontro ocorreu na noite desta quarta-feira, 22 de abril, na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo.
A Audiência Pública discutiu com a comunidade a necessidade de implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e contou com a explanação de profissionais da saúde, lideranças da comunidade e usuários do SUS.
A diretora do Simers explanou sobre a importância da instalação das UPAs e que elas vêm ao encontro do que a comunidade precisa. “As UPAs vêm para desafogar as emergências dos hospitais, então nós temos que pensar na viabilidade para sua instalação. Passo Fundo já recebeu no passado verbas para criação das UPAs, entretanto situações diversas, especialmente burocráticas, fizeram que não fosse aceito o local onde estava prevista a instalação e outros entraves fizeram com que não tivéssemos a criação, mas essa situação passou e podemos discutir isso novamente”, pontuou.
Sabine destacou ainda que a Passo Fundo é um polo na área da saúde e que falta esse elo de ligação no atendimento à população na Rede de Atenção às Urgências. “Nós temos três faculdades de Medicina, temos uma saúde reconhecida em todo o Brasil, mas a nossa população carece ainda desse intermediário que é a unidade de pronto atendimento 24h para a população”, finalizou.
A audiência foi promovida pela Frente Parlamentar em Prol da Construção de UPAs liderada pela vereadora Ada Munaretto, contando com a participação da secretária municipal de saúde, Cristiane Pilati; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilton José Gomes; e da ex-secretária de Saúde de Carazinho, Anelise Schell Almeida, que viabilizou a implantação de uma UPA no município vizinho. A promotora de justiça do Ministério Público, Cristiane Cardoso, gravou um depoimento sobre o tema e a audiência contou ainda com a participação de Marcelo Fabra que relatou sua experiência e visão como integrante do Samu.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.