Simers participa de Cerimônia do Jaleco do Curso de Medicina da Ulbra Canoas
Médico

Simers participa de Cerimônia do Jaleco do Curso de Medicina da Ulbra Canoas

Compartilhe

02/10/2023 08:37

Na manhã de sábado, 30, o Diretor de Interior do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Luiz Alberto Grossi, participou da Cerimônia do Jaleco do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra Canoas. O evento marca o ingresso de novos estudantes do curso, que, juntamente a familiares e amigos, fazem o gesto simbólico de vestir o jaleco pela primeira vez, representando o compromisso com a profissão desde o início de suas vidas acadêmicas.

Dr. Grossi compôs a mesa, junto a outras autoridades da área médica, e falou aos calouros. Em seu discurso, o Diretor cumprimentou os alunos e seus familiares, falando sobre a importância do simbolismo da Cerimônia do Jaleco e da responsabilidade de ser médico. “Nós, médicos, temos que promover a saúde física e mental aos pacientes. Veja o que é essa responsabilidade. Temos que ser solidários e também ser soberanos nas nossas decisões, pois a vida se decide em um segundo”, afirmou.

Ao fim de sua fala, criticou a precarização do serviço médico e fez um apelo em favor da ética na profissão. “O médico tem que defender e ser uma figura humanitária e não mercantilista. Estamos enfrentando nos últimos tempos uma degradação dos médicos por falta de postura. Por isso convoco a todos que formemos uma frente que dê sustentação pra que todos os médicos tenham boa ética, boa formação e boa postura no fazer da profissão”, conclui Dr. Grossi.

Compondo a mesa da cerimônia, também estiveram o Reitor da Ulbra,Thomas Heimann, a Pró-reitora Acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, o Superintendente de Educação Superior da Mantenedora Aelbra, Fabiano Pereira Alves, o vice-presidente da Aelbra, Antônio Carlos Romanoski, o coordenador do Curso de Medicina da Ulbra, Marcelo Guerra, o primeiro-secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), André Martins de Lima Cecchini, o diretor do Exercício Profissional da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Ricardo Moreira Martins, o Capelão Universitário da Ulbra, Pr. André Tavares Cardoso, e a presidente do Centro Acadêmico do Curso de Medicina da Ulbra (CAMU), Monique Fonini Trevisan.

Tags: Cursos de Medicina

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política