O diretor da região Metropolitana do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Jefferson Boeira, e o também diretor e integrante do Núcleo de Psiquiatria, Rogério Cardoso, participaram da instalação da Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e à Automutilação. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 1°, e foi conduzido pela vereadora de Porto Alegre Psicóloga Tanise Sabino, autora da proposta.
A parlamentar, que é psicóloga por formação, citou os índices com relação ao suicídio e destacou a importância de políticas públicas de atenção à saúde mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida em algum lugar do mundo. No Brasil, o mesmo ocorre a cada 46 minutos.
Cardoso saudou a vereadora pela proposição e falou sobre os cuidados necessários com relação ao tema: “Os debates sobre o suicídio tem que ser tratados com bastante sensibilidade pelos diferentes atores da sociedade, sejam eles médicos, psicólogos e até mesmo a imprensa, de modo a não gerar um possível efeito de repetição.”
Boeira agradeceu pela oportunidade de participar do ato de instalação e reforçou a necessidade de estar atento aos sinais que as pessoas dão.“Existe preconceito e vergonha em falar sobre suicídio. É um assunto delicado, mas que precisa sim ser discutido, principalmente no âmbito familiar”, afirmou.
Representando a Secretaria Estadual da Saúde, a coordenadora de saúde mental Marilise Fraga citou as ações existentes no Estado, incluindo o Guia de Prevenção ao Suicídio e o comitê multissetorial sobre o assunto.
O evento também contou com a presença de psicólogos, deputados estaduais e representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV).
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.