Simers participa de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro
Defesa

Simers participa de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Compartilhe

26/03/2024 16:36

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esteve representado pelo coordenador do Núcleo de Psiquiatria e diretor-geral da entidade, Fernando Uberti, na reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, na tarde de segunda-feira, 25. O encontro foi proposto pelo deputado estadual, Thiago Duarte (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar. No auditório da instituição hospitalar, funcionários levantavam cartazes reivindicando demandas e expondo a situação em que se encontra o Hospital Psiquiátrico São Pedro. 

O diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, ressaltou que falta prioridade do governo do estado quanto à instituição. “Temos a escassez de psiquiatras e de equipes de enfermagem, a unidade de dependência química está fechada, dificuldades quanto a exames complementares e tantos outros problemas que se arrastam há anos. Me parece que isso não é algo tão difícil e complexo, frente aos desafios que tem o governo rotineiramente na saúde e diante da importância central do São Pedro para a assistência psiquiátrica do estado. Então, o que falta, realmente, é olhar para o São Pedro e dizer que é prioridade, mas isso não está acontecendo”, destacou Uberti.

Ainda de acordo com Uberti, “não temos retorno da Secretaria Estadual da Saúde para a realização de concursos ou processo seletivo emergencial, pois sempre tem um problema burocrático envolvido. É claro que sabemos que o serviço público é complexo, mas vemos ações em outros setores da saúde pública do estado acontecendo de forma mais rápida. Então, por que não aqui?”, questionou o diretor-geral do Simers.

Foram pautas do encontro questões como a higienização, nutrição, falta de recursos humanos, as unidades feminina e masculina e a desinstitucionalização. O deputado Thiago Duarte afirmou que o objetivo da Frente Parlamentar é reunir esforços para melhorar as condições de trabalho e destacou a ação do Sindicato. “O Simers tem ouvido médicos e funcionários, visto as principais demandas e dialogado com parlamentares estaduais e federais para conseguir destinar emendas parlamentares para esses locais. Essa é uma ação muito exitosa que o sindicato está tendo e que pode abranger o São Pedro”, disse.

O diretor-geral do Simers também enfatizou: “Podem ter certeza de que o Simers vai estar ao lado de vocês, em qualquer discussão que ocorra para beneficiar psiquiatras, funcionários e a assistência, para que o São Pedro permaneça aberto, cada vez mais forte e recuperando sua capacidade efetiva de atender as demandas em saúde mental do estado. Certamente, o hospital poderia ter mais leitos funcionantes do que tem hoje, se existisse uma priorização por parte do governo e é isso que temos que cobrar em conjunto, nas esferas jurídica, política e de mídia”.

 

Tags: Núcleo de Psiquiatria Simers Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) Saúde Mental frente parlamentar Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política