O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) esteve representado pelo coordenador do Núcleo de Psiquiatria e diretor-geral da entidade, Fernando Uberti, na reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, na tarde de segunda-feira, 25. O encontro foi proposto pelo deputado estadual, Thiago Duarte (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar. No auditório da instituição hospitalar, funcionários levantavam cartazes reivindicando demandas e expondo a situação em que se encontra o Hospital Psiquiátrico São Pedro.
O diretor-geral do Simers, Fernando Uberti, ressaltou que falta prioridade do governo do estado quanto à instituição. “Temos a escassez de psiquiatras e de equipes de enfermagem, a unidade de dependência química está fechada, dificuldades quanto a exames complementares e tantos outros problemas que se arrastam há anos. Me parece que isso não é algo tão difícil e complexo, frente aos desafios que tem o governo rotineiramente na saúde e diante da importância central do São Pedro para a assistência psiquiátrica do estado. Então, o que falta, realmente, é olhar para o São Pedro e dizer que é prioridade, mas isso não está acontecendo”, destacou Uberti.
Ainda de acordo com Uberti, “não temos retorno da Secretaria Estadual da Saúde para a realização de concursos ou processo seletivo emergencial, pois sempre tem um problema burocrático envolvido. É claro que sabemos que o serviço público é complexo, mas vemos ações em outros setores da saúde pública do estado acontecendo de forma mais rápida. Então, por que não aqui?”, questionou o diretor-geral do Simers.
Foram pautas do encontro questões como a higienização, nutrição, falta de recursos humanos, as unidades feminina e masculina e a desinstitucionalização. O deputado Thiago Duarte afirmou que o objetivo da Frente Parlamentar é reunir esforços para melhorar as condições de trabalho e destacou a ação do Sindicato. “O Simers tem ouvido médicos e funcionários, visto as principais demandas e dialogado com parlamentares estaduais e federais para conseguir destinar emendas parlamentares para esses locais. Essa é uma ação muito exitosa que o sindicato está tendo e que pode abranger o São Pedro”, disse.
O diretor-geral do Simers também enfatizou: “Podem ter certeza de que o Simers vai estar ao lado de vocês, em qualquer discussão que ocorra para beneficiar psiquiatras, funcionários e a assistência, para que o São Pedro permaneça aberto, cada vez mais forte e recuperando sua capacidade efetiva de atender as demandas em saúde mental do estado. Certamente, o hospital poderia ter mais leitos funcionantes do que tem hoje, se existisse uma priorização por parte do governo e é isso que temos que cobrar em conjunto, nas esferas jurídica, política e de mídia”.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.