O vice-presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, e a diretora Márcia Barbosa participaram, nesta terça-feira, 5, da reunião, no modo virtual, da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre (Cosmam), que teve como tema a atuação das doulas. “Somos favoráveis às doulas, mas alertamos que a atuação não pode ferir os princípios de gratuidade, universalidade, equidade e integralidade do Sistema Único de Saúde”, afirmou o vice-presidente Marcelo Matias. Ele salienta, portanto, que não é possível qualquer tipo de cobrança para que a doula atue junto à parturiente. Nesta direção, vereadores sugerem que o serviço seja incorporado ao SUS assim como ocorreu com outros procedimentos.
A diretora do Simers, Márcia Barbosa, integrou a audiência e relatou a experiência, bem sucedida, em hospitais particulares que formaram como doulas os próprios técnicos de enfermagem. “Tivemos inclusive aumento nos partos normais”, destacou a diretora. Nesta reunião, que teve como proponente a vereadora Mônica Leal, ainda participaram representações do CREMERS e da Secretaria Municipal de Saúde e de doulas que acompanham a regularização da profissão em nível nacional e o projeto local da vereadora Laura Sito, que tramita na Câmara de Vereadores.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.