Simers participa do III Fórum de Políticas Públicas em Oncologia, Hematologia e Alta Complexidade e defende a rediscussão do financiamento do SUS
Defesa

Simers participa do III Fórum de Políticas Públicas em Oncologia, Hematologia e Alta Complexidade e defende a rediscussão do financiamento do SUS

Compartilhe

20/07/2022 16:43

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) foi um dos convidados do III Fórum de Políticas Públicas em Oncologia, Hematologia e Alta Complexidade, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, na quarta-feira, 19. A entidade esteve representada pelo presidente, Marcos Rovinski, e pelo diretor-geral e coordenador do Núcleo de Psiquiatria (NuPsiq – Simers), Fernando Uberti.

O evento foi uma iniciativa do deputado Dr. Thiago Duarte e teve como objetivo tratar sobre o Fundo Estadual de Combate ao Câncer e seu impacto nos gargalos da jornada do paciente em busca de tratamentos. Além disso, abordou a necessidade de melhorar a estrutura de aquisição de produtos oncológicos e atualizar a lista de tais itens prioritários para o Estado.

Em sua fala, o presidente do Simers destacou a importância sobre a rediscussão referente ao financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos temas que o Sindicato considera mais urgentes para o setor. “É preciso repensar as formas para garantir os recursos necessários à Saúde, para proporcionar a universalização do acesso e a qualidade na prestação dos serviços, com sustentabilidade financeira. Principalmente, quando se trata de pacientes com câncer”, destacou Rovinski.

Para o diretor-geral do Sindicato, Fernando Uberti, outro ponto fundamental considerado pela entidade é debater a necessidade de legislações mais modernas para a Saúde. “Isso vai proporcionar uma melhor e mais resolutiva assistência, o que passa por ter um rol de medicações disponíveis pelo SUS que sejam efetivas, reduzindo a judicialização e desestabilizações clínicas que gerem internação. Essa é uma realidade que vai muito além da Oncologia e a Psiquiatria é simbólica desse processo, outra grande demanda do Simers no sentido da modernização de psicotrópicos no rol do SUS”, afirmou.

Presenças
Também participaram do III Fórum de Políticas Públicas Marcelo Capra, hematologista do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC); Luís Felipe Schimdt, responsável técnico do HNSC; Masurquede Coimbra, do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre; Rodrigo Finkelsztejn, do Conselho Estadual de Saúde; Flávia Maoli, presidente do Projeto Cameleão; e Leandro Fonseca, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade de Saúde da Novartis.

Tags: Assembleia Legislativa Oncologia

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política