Simers pede alternativas para problemas de superlotação em UPAs de Porto Alegre
Vida

Simers pede alternativas para problemas de superlotação em UPAs de Porto Alegre

Em decorrência da superlotação, os portões haviam sido fechados para novos atendimentos. Na ocasião, havia 62 pessoas em observação, sendo 51 pacientes com Covid-19. O número é considerado três vezes maior do que a capacidade do local.

Compartilhe

24/02/2021 00:00



A equipe técnica do Plantão 24 Horas do Simers esteve na UPA Moacyr Scliar, na tarde de terça-feira (23), para verificar as condições de atendimento e de trabalho dos médicos. Em decorrência da superlotação, os portões haviam sido fechados para novos atendimentos. Na ocasião, havia 62 pessoas em observação, sendo 51 pacientes com Covid-19. O número é considerado três vezes maior do que a capacidade do local. 

Segundo a gerente da UPA Moacyr Scliar, Jaqueline César Rocha, faltam válvulas, reguladores de pressão de oxigênio e estrutura para atender o volume de pacientes.

Preocupado com a situação e o atual cenário envolvendo a pandemia do coronavírus na Capital, o presidente do Simers, Marcelo Matias, entrou em contato com o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, em busca de alternativas. O secretário relatou a existência de negociação da SMS com unidades hospitalares para a transferência de 14 pacientes entubados nas UPAs da cidade para leitos de UTI em outras instituições. 

Matias destacou a iniciativa da SMS e salientou que o Simers seguirá atento e à disposição, 24 horas por dia, para busca de soluções às diferentes demandas que chegam à entidade, visando à proteção dos médicos e de suas condições de trabalho. Ele salientou que, "ao defender os médicos, o Simers defende a saúde".



Tags: Leitos UPA Superlotação Secretaria Municipal da Saúde secretário da Saúde UPA Moacyr Scliar

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política