Na tarde desta terça-feira, 25, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, juntamente com a presidente do Núcleo Acadêmico (NAS), Júlia Adames, e a presidente do Museu de História da Medicina (Muhm), Leonor Schwartsman participaram da solenidade oficial que marcou os 125 anos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Prédio Histórico da Faculdade.
O ato contou com a presença de inúmeros nomes da Medicina gaúcha, entre eles o oncologista Gilberto Schwartsman, o ex-diretor da Famed, Luiz Augusto Rohde, os familiares do ex-presidente do Simers, Pedro Gus (1931-2021), entre outros. O evento foi dividido em 3 grandes momentos. O primeiro, composto por falas de autoridades educacionais e da Medicina e Pesquisa, entre elas a primeira mulher a dirigir a Famed, Lúcia Klieman. Na sequência, um levantamento histórico da Escola e a conclusão, a entrega do 10⁰ Prêmio Gilberto Schwartsman de Pesquisa, onde os 3 melhores alunos inscritos e com trabalhos submetidos à banca conquistaram prêmios em dinheiro e honrarias.
O presidente do Simers, ex-aluno da Famed, descreveu o momento como "uma importante reflexão do papel de grandes expoentes da medicina gaúcha e nacional, tais como Sarmento Leite, Annes Dias, Cristiano Fischer. Me sinto orgulhoso de fazer parte desta história, tanto como aluno e como presidente do Simers, instituição quase centenária e que teve sua origem nos bancos da Famed", disse Rovinski.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.