Simers quer Guarda Municipal nas unidades de saúde de Porto Alegre
Defesa

Simers quer Guarda Municipal nas unidades de saúde de Porto Alegre

Compartilhe

26/03/2024 15:39


O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) ressalta  a necessidade de garantir a segurança aos médicos, o pessoal que trabalha nos postos e também aos pacientes e seus familiares. Por isso, está enviando ofício à prefeitura municipal solicitando a presença da guarda municipal junto ao postos de saúde de Porto Alegre. 

“A medida está inserida dentro da Campanha Violência Não, cuja meta é reduzir os casos de violência nos postos”, explica Rovinski, que esteve na manhã desta terça-feira, 26, na entrega do Posto Avançado da Guarda Municipal de Porto Alegre (GMPA) no Parque Moinhos de Vento (Parcão).

O presidente do Simers relata que tem chegado na entidade notícias de ataques a profissionais de saúde, manifestações caluniosas, agressões psicológicas, verbais e até físicas nos postos. A presença da GMPA inibiria os ataques. “A entidade considera intolerável, tendo em vista a dedicação ininterrupta desses profissionais à preservação da vida e a promoção da saúde para todos”, destaca Rovinski.

Aumento do quadro

Em 2024 a Prefeitura de Porto Alegre incorporou mais de 50 novos agentes na Guarda Municipal e o planejamento do Executivo, de acordo com promessa do prefeito Sebastião Melo, durante sua manifestação na entrega do Posto Avançado do Parção, é realizar novo concurso até o final de seu Governo para ampliar o número de servidores da GMPA.

A base no Parque Moinhos de Vento (Parcão), proposição da vereadora Mônica Leal, tem formato de contêiner, tem 12 metros de comprimento e 2,5 metros de largura e está instalado junto à rua Comendador Caminha. O projeto não gerou custos à administração, tendo sido viabilizado pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) junto ao Hospital Moinhos de Vento. Além de servir como base dos patrulhamentos na região, poderá ser utilizado para o videomonitoramento das câmeras instaladas no entorno.

A estrutura é semelhante à do Parque Farroupilha (Redenção), que entrou em operação em julho de 2023. Ele conta, dentre outras coisas, com um observatório, que pode ser usado durante os eventos realizados no parque, e um espaço dedicado ao abrigo dos equipamentos usados no dia-a-dia, como quadriciclos e bicicletas.

 

Tags: Medicina Médicos Prefeitura de Porto Alegre Guarda Municipal Porto Alegre

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política