Simers realiza manifestação em defesa das emergências psiquiátricas no Plantão de Emergência em Saúde Mental do PACS
Defesa

Simers realiza manifestação em defesa das emergências psiquiátricas no Plantão de Emergência em Saúde Mental do PACS

O Simers tem defendido a atuação médica em saúde mental, buscando garantir que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho e que os pacientes recebam o atendimento necessário.

Compartilhe

28/08/2025 14:33

O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcelo Matias, acompanhado por representantes do Núcleo de Psiquiatria, diretores da entidade médica, médicos psiquiátrias, pacientes e representantes da comunidade, estará nesta segunda-feira, 1º, às 11h, em frente ao Plantão de Emergência em Saúde Mental (PESM), do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS - rua Prof. Manoel Lobato, 151 - Santa Tereza, Porto Alegre), participando de manifestação em defesa das emergências psiquiátricas no IAPI e no PACS, ameaçadas de fechamento.

 

O Simers tem defendido a atuação médica em saúde mental, buscando garantir que os profissionais tenham condições adequadas de trabalho e que os pacientes recebam o atendimento necessário. Para a entidade, que realizou manifestação idêntica no IAPI, em 14 de agosto, o fechamento de emergências psiquiátricas em Porto Alegre pode sobrecarregar os serviços de saúde mental existentes, como os CAPS, UPAs e os hospitais gerais.

 

Cada uma das emergências psiquiátricas: IAPI e do PACS, tem capacidade de manter 14 adultos e duas crianças ou adolescentes sob observação, mas, na prática, opera com o dobro ou mais pacientes. Serão ao menos 60 indivíduos em grave situação de vulnerabilidade emocional que estariam devidamente atendidos e que passarão a ter o seu futuro assistencial incerto. Isso sem contar os que são avaliados e liberados sem a necessidade de observação ou internação, mas com a adequada avaliação por médico psiquiatra, ajuste de prescrição, encaminhamentos e orientações de forma segura.

 

SERVIÇO:

 

O Que: Manifestação do Simers em defesa das emergências psiquiátricas;

 

Quando: Segunda-feira, 1º/9;

 

Horário: 11h;

 

Local: Em frente ao Plantão de Emergência em Saúde Mental (PESM) do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS - rua Prof. Manoel Lobato, 151 - Santa Tereza, Porto Alegre);

 

Quem participa: presidente do Simers, integrantes do Núcleo de Psiquiatria do Sindicato, diretores, pacientes e comunidade;

 

Motivo:  Possibilidade de fechamento das emergências psiquiátricas:

 

Simers: coragem para defender e gestão para avançar!

Tags: Médicos Medicina SIMERS 94 ANOS Núcleo de Psiquiatria Simers Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) Saúde Mental

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política